As propriedades do Guaraná

    O elevado teor de cafeína é uma das maiores qualidades do guaraná: quando obtido pelo processo indígena é de 4,8%; se obtido por processo industrial, é de 4,2%, em média. São valores bem maiores do que os do café, que oscilam entre 1 e 2%. A cafeína tem efeito estimulante e, no caso do guaraná, ela ocorre associada com outras substâncias como teobromina, teofilina, sais minerais, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, tanino, vitaminas e óleos essenciais, que dão ao guaraná característico nutricional. 
    A teobromina é uma substância que tem efeito vasodilatador, usada também para a fabricação de anestésico, e a teofilina é bronco dilatadora e auxiliar da digestão. Com todas as substâncias que aparecem associadas no guaraná, a cafeína não produz efeitos colaterais, segundo pesquisadores da UEPAE, como a cafeína sintética. Segundo o Dicionário de Plantas Úteis do Brasil, de M. Pio Corrêa, editado pela primeira vezem 1926, as qualidades terapêuticas do guaraná, mais a autos sugestão, fazem crer que ele seja um verdadeiro elixir de longa vida, fonte de alegria, bem estar "e até de rejuvenescimento das pessoas combalidas e dos velhos". 
Guarana em sementes, em  pó e torrado    Alguns efeitos atribuídos ao guaraná são: afrodisíaco, ação tônica generalizada contra arteriosclerose, estimulante cardiovascular, excitante do sistema nervoso gastrointestinal; desinfetante dos intestinos, adstringente útil nas blenorragias, na leucorréia, nas hemorragias passivas e nas diarreias crônicas. Ao mesmo tempo, combate a prisão-de-ventre, cólicas, nevralgias e enxaquecas; é diurético, febrífugo e sedativo. Alguns autores afirmam que quando se toma guaraná diariamente, não se sente calor, a cabeça parece mais leve e o cérebro fica mais ativo. Há na Amazônia, ainda, o hábito de mascar fragmentos da pasta do guaraná, para evitar a sede, a fome, e o cansaço físico e mental. O guaraná é amplamente também utilizado por industrias de cosméticos.
Bebidas com guaraná em póGuaraná, Paullinia cupana

1 comentários :

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .