A leucena (Leucaena leucocephala, L.), originária da América Central, é uma leguminosa perene, de crescimento rápido, que atinge até 3 m de altura no primeiro ano de plantio. Suas raizes, muito profundas, são capazes de fixar até 200 kg/ha/ano de nitrogênio e, ainda, associando-se a certos fungos, formando micorrizas, solubilizam o fosfato, o que é fundamental para a vida dasculturas (as plantas podem crescer com bai-xos teores de fósforo solúvel, desde que esses níveis sejam constantes durante o ciclo vegetativo).
Usos

Variedades
Há mais de cem variedades de leucenas forrageiras, das quais as mais conhecidas são agrupadas em três tipos:
• Tipo salvadorenho - Arvores altas, com cerca de 20 m de altura e boa produção de matéria seca; 15 a 20 t/ha.
• Tipo peru - Atinge 15 m de altura e produz cerca de 15 t/ha de matéria seca.
• Tipo havaiano - A de menor porte, floresce durante todo o ano, mas tem uma baixa produção de matéria, menos de 15 t/ha.
Clima e solo
É planta de clima tropical, que cresce melhor à temperatura de 22 a 30 °C, de preferência com mais de 700mm de chuvas por ano. Mas é cultivada também até a latitude de 30 ºC e também onde as chuvas não chegam a 600 mm ao ano. Não suporta geadas e quase não cresce com temperaturas abaixo de 15,5ºC. Prefere solos profundos, com pH 5 a 8. Não tolera os encharcados. Para facilitar o crescimento , inicial das raízes, toma-se indispensável fazer o preparo do solo. Além disso, recomenda-se uma adubação a lanço com fosfato de rocha, na faixa de plantio, na base de 100 a 200 kg/ha.
Plantio e corte
A melhor época para o plantio é no início da estação das chuvas. Em seis meses a leucena pode chegar a 2m de altura e, já no primeiro ano, é possível consorciá-la com culturas comerciais. Nesse caso, o espaçamento recomendado é de 5 a 8 m entre linhas, com dez a vinte plantas por metro linear. A rebrota é rápida, permitindo de três a quatro cortes por ano, quando atinge 1,50 m de altura. Para a produção de forragem, o espaçamento deve ser de 1 a 2 m entre as linhas e de 5 a 10 em entre as plantas, a uma profundida-de de 3 cm. Quantidade de sementes utilizada: quarenta a sessenta por metro linear. E aconselhável promover a quebra de dormência das sementes emergindo em solução de soda cáustica a 20%, durante uma hora. As sementes devem ser inoculadas com o rizóbio específico da leu cena .
Pastejo
O pastejo deve ser rotativo, de no máximo quatro ou cinco horas por dia, para que não seja consumida pelo gado em quantidades prejudiciais. O pastejo inicia-se quando a planta atinge 90 cm ou a 1 m de altura e é mantido (sempre de forma rotativa) até que ela fique com 10 cm de altura. O leite dos animais que consomem leucena tem uma cor amarelada, e cheiro desagradável (que desaparece com a fervura ou pasteurização).
Fotos
![]() |
A leucena não pode exceder 30% na dieta normal dos animais |
Embrapa: LEUCENA (Leucaena spp) - cultura forrageira para produção de proteína, disponivel em http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/ct/ct13/03leucena.html acesso atualizado em 15/03/2015.
Embrapa: LEUCENA - UMA ARBOREA DE USO MÚLTIPLO, PARA A REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO NORDESTE BRASILEIRO. Marcos Antônio Drumond, Embrapa Semi-Árido, disponivel em :http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPATSA/9060/1/OPB633.pdf acesso atualizado em 15/03/2015.
Embrapa: Leucena: características agronômicas,produtividade e manejo em Roraima, Comunicado técnico 14, ISSN 1980-4032 Dezembro , 2008.Boa Vista, RR.
0 comentários :
Postar um comentário