Calopogônio

   O calopogonio (Callopogonium mucunoides Desv.), originário da América Latina e da Índia, é uma  leguminosa rastejante, trepadeira, com flores azuladas e vagens de 2 a 4 em de comprimento, cobertas de pêlos. É utilizada como forrageira no Brasil Central, geralmente consorciada com o capim braquiária. Capaz de fixar até 200 kg/ha de nitrogênio, em doze a quatorze semanas, é especialmente recomendada como adubo verde para culturas que consomem grandes quantidades daquele nutriente. Tem-se revelado também excelente cobertura do solo, quando plantada entre laranjeiras e outras frutíferas e muito eficiente no controle de invasoras em áreas recém-desbravadas.

Clima e solo
   Planta de clima tropical,atinge seu maior desenvolvimento a tem-peraturas em tomo de 30 C. Suporta bem inundações e cresce rapidamente na estação chuvosa, formando uma densa camada de vegetação quatro a cinco meses depois do plantio. Adapta-se às mais variadas condições de solo, mas tem seu melhor desempenho naqueles com pH 4,5 a5,O.

Plantio
   De outubro a março, a lançou por meio de semeadeiras, à profundidade de 2 a 4 cm. Gastam-se para isso 5kg/ha de sementes que precisam ser escarificadas, o que pode ser feito emergindoas em água fervente por 10 minutos ou em solução de soda cáustica a 20% por 20 minutos. Recomenda-se também a inoculação (especialmente para plantaçãoem solos pobres) usando-se inoculantesdo grupo do feijão-de-corda, seguida depeletização.

Utilização
   Embora seja rejeitado pelo gado no início do crescimento, o calopogônio é bem aceito depois do florescimento e resiste ao pastejo. Seu teor de proteína bruta é de 16,7%. Para incorporação ao solo, o corte é feito quando as vagens amadurecem, dando em média 4 t de matéria seca/ha.
Fotos
Calopogônio

1 comentários :

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .