Alecrim

   O alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é um arbusto da família das labiadas, muito ramificado, originário do sul da Europa e norte da Africa. Sua altura varia de 0,50 a 2 m. As folhas pequenas e finas são verdes na parte superior e verde acinzentadas na inferior. Elas exalam forte e agradável aroma e têm sabor picante. As flores, azuis, brancas ou rosadas, são muito procuradas pelas abelhas. Na planta adulta floração ocorre às vezes durante todo o ano. 

Clima e solo 
Alecrim, Rosmarinus officinalis   Prefere climas subtropicais e boa exposição ao sol. Não se dá bem em invernos rigorosos nem com ventos fortes. A qualidade aromática do alecrim é ressaltada quando o solo é seco e pobre em nutrientes. Vegeta também em solos ricos e regiões costeiras, com terreno arenoso e saibroso. 

Plantio 
    Na primavera ou verão, por meio de mudas ou sementes. Neste último caso a planta leva até três anos para se tornar adulta. No plantio por mudas as sementes são plantadas em sulcos de 0,5cm, distanciados em 15 cm. Quando a muda tiver crescido de 15 a 20 cm, cortam-se os seus ramos em pedaços de 15 cm, enterrando-os em área sombreada, observando-se a distância de 15 a 20 cm entre as filas. O enraizamento leva de três a quatro semanas, e o transplante para local definitivo é feito um ano depois, quando as plantas estiverem vigorosas. 

Tratos culturais 
    Eliminam-se as invasoras e as plantas que tendem a ficar rente à superfície do terreno. Irriga-se levemente, quando cerca de 2 cm de profundidade do solo estiverem secos. 

Colheita 
   A partir do segundo ou terceiro ano após o plantio de cada planta, colhe-se somente a metade dos ramos, deixando o restante para manutenção. A secagem necessária para a comercialização é feita ao sol ou em secadores. O alecrim chega até 10 anos de idade. 

Usos 
    Desde a Grécia antiga, o alecrim é usado para tratamento de problemas no estômago, por ser estimulante e antiespasmódico. É emenagogo (faz vir amenstruação) e sudorífico. Combate estados de depressão e exaustão física e mental. Serve para desinfetar feridas e ajudar na cicatrização. Como medicação, só se utilizam folhas de alecrim. Os ramos podem ser colocados em armários, junto às roupas, para repelir insetos.

Fotos
Alecrim
O chá das folhas de alecrim ajuda a combater estados de exaustão e é estimulante, os ramos e folhas podem ser colocado em armarios para repelir insetos
Pé de Alecrim
As flores de alecrim são muito procuradas pelas abelhas

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .