
O teor de proteína está relacionado não só com a variedade, mas também com a temperatura, o teor de matéria orgânica e de nitrogênio no solo. A mesma variedade plantada em regiões de climas diferentes produzirá grãos com maior teor de proteína na área de clima mais quente. Em alguns países, como o México, procura-se obter variedades de cevadas mais ricas em proteínas para alimentação humana.
A Cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil e no mundo é produzida a partir de cereais, sendo o principal a cevada que é passada pelo processo de maltagem.
Clima e solo
É mais resistente à seca que o trigo, suporta melhor o frio, incluindo as geadas, é mais rústica e pode ser cultivada em solos pobres, além de ter um teto de produção mais alto que o trigo. As variedades nacionais, vindas da Argentina, não toleram solos com índices superiores a um equivalente de 1 ml de alumínio por 100 g de solo seco e se adaptam bem aos com teores entre 10 e 100 equivalentes de 1 ml de cálcio e magnésio por 100 g de solo seco. O pH do solo deve ser de aproximadamente 6,0 e a preparação do solo é idêntica à recomendada para o trigo. A adubação nitrogenada deve ser evitada. A produção brasileira, hoje, é restrita aos Estados da região Sul.
Semeadura
Espaçamento de 15 a 20 cm entre as linhas, com 50 a 60 sementes por metro linear, dando cerca de 300 plantas/m2. Gastam-se em média 100 kg de sementes/ha. As sementes são colocadas até a 5 cm de profundidade.
Épocas de semeadura
Rio Grande do Sul — 20 de maio a 30 de junho na região norte (região do Planalto) e nos seguintes municípios da região sul: Cacequi, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Santa Maria, São Gabriel, São Pedro, São Sepé, Encruzilhada do Sul, Rio Pardo e Rosário do Sul; I de julho a 15 de julho nos demais municípios.
Santa Catarina — 20 de junho a 15 de julho nas microrregiões de Campos de Curitibanos e Campos de Lages; 20 de maio a 30 de junho nos demais municípios. Paraná — 20 de maio a 30 de junho na região sudoeste e 1 a 30 de junho nos demais municípios. O ciclo
da cevada é de 135 dias.
Tratos culturais
O controle de invasoras e de doenças e o combate a pragas são semelhantes aos tratos do trigo, embora a cevada seja mais resistente às doenças.
Pragas e doenças
As principais pragas são os pulgões da folha e da espiga e as lagartas. As doenças das raízes (podridão comum das raízes e mal-do-pé) são causadas principalmente pelo plantio contínuo de cevada, trigo, triticale. centeio e outras gramíneas na mesma área„ Recomenda-se a rotação de culturas como medida de controle importante e não só contra essas doenças mas também as da parte aérea: mancha reticular, mancha marrom, oídio e ferrugem. que são as mais freqüentes; escaldadura, ferrugem do colmo do trigo, carvão nu e carvão coberto, mais raras.
Colheita e armazenamento

Produção e produtividade
A produção brasileira de cevada varia muito, e a produtividade também. Os maiores produtores são o Paraná, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina . A maior produtividade média é conseguida no Paraná.
Existem três maltarias operando no Brasil atualmente uma no Rio Grande do Sul, uma no Paraná, e outra em São Paulo, o resto da cevada consumida no mercado nacional é importada principalmente do Uruguai e Argentina.
Comercialização
Os compradores são as companhias cervejeiras, que detêm a produção de sementes de variedades que geralmente levam seus nomes.
Vantagens
Uma grande vantagem para o agricultor que planta cevada é que até meados de novembro ela já está colhida, e a soja pode ser cultivada mais cedo. Apesar de a produtividade ser baixa no Brasil, em pequenas propriedades conseguiu-se a produção de até 5 200 kg/ha.
Adventistas e a cevada
Adventistas e mórmons trouxeram o hábito de misturar a cevada torrada e moída ao café. E os adeptos da macrobiótica substituem totalmente o café pela cevada. Como o preço do café é bem superior ao da cevada, há brasileiros que já vêm assimilando o hábito europeu de misturar a cevada moída ao pó de café, em porcentagens crescentes, para ir acostumando o paladar. O sabor da cevada é completamente diferente do sabor do café.
Composição por 100 g
Cevada torrada: 351 calorias, 7,70 g de proteínas, 55 mg de cálcio, 253 mg de fósforo, 7,10 mg de ferro. 0,12 mg de vitamina B, e 0,18 mg de vitamina B2. Grão inteiro: 348 calorias, 9,70 g proteínas, 55 mg de cálcio, 253 mg de fósforo, 4,50 mg de ferro, 2 mmg de retinol (vitamina A), 0,38 mg de vitamina B, e 0,20 mg de vitamina B1.
Pão de cevada: 302 calorias, 7,20 mg de proteínas , 60 mg de cálcio, 224 mg de fósforo, 6,50 mg de ferro, 0,19 mg de vitamina BI e 0,08 mg de vitamina B2.
0 comments :
Postar um comentário