A Lichia (Litchi chinensis Sonn) é uma planta de clima sub-tropical originaria do sul da China, o primeiro local de cultivo no Brasil foi a Fazenda São José, em Avaí, no interior do estado de São Paulo, por Bodo Niewerth. Alemão, veio ao Brasil em 1944 com o intuito de fugir da Segunda Guerra Mundial. Foi a pioneira em plantação da lichia comercial no Brasil.
Clima
Prefere climas subtropicais e úmidos, não resiste a geadas e nem períodos longos de secas.
Solo

Plantio
É desaconselhável o plantio por sementes pois existe a possibilidade de uma perca de qualidade em relação a planta mãe e o tempo para inicio da produção é maior, o ideal é fazer mudas por alporquia. Na alporquia pega-se um galho sem rancar da planta mãe com espessura de aproximadamente 1 dedo, faz um anel tirando a casca superficial do galho em seguida cobre-se o local com musgo umedecido, envolve o local com um plastico e amarra-se com um barbante, com isso ocorre um enraizamento no local cerca de 3 meses depois. Após corta-se o galho da planta mãe, tira o plastico e planta-se em um saquinho - 3 meses após pode ser plantada em local definitivo em covas com 45 cm de profundidade e espaçamento de 9 a 10x10 metros preferencialmente em dias chuvosos.
![]() |
Alporquia |
Podas
Não se faz podas de formação, mas pode-se fazer podas de limpeza retirando os galhos secos e doentes.
Colheita
A Lichia tem um período de floração de agosto a setembro e colhe-se de dezembro a janeiro.
Variedades
As variedades mais comuns no Brasil são Bengal, Brewster que produz frutos e caroços grandes e Americana que produz frutos e caroços pequenos.
Produção
A colheita comercial inicia-se a partir do quinto ano, algumas plantas chegam a produzir até 200 kg, entretanto considera-se uma boa produção cerca de 50 kg por planta. O produtor recebe cerca de R$4,50 pelo Kg de lichia no interior de SP. Atualmente o estado de São Paulo é o maior produtor de lichia do Brasil com cerca de 900 hectares plantados o que corresponde a 65% da produção nacional.
Usos
A Lichia pode ser apreciada in-natura (Fresca) ou na forma de geleias, polpas, sorvetes e doces, é ainda utilizada na industria de cosméticos pois possui antioxidantes que aumenta a síntese do colágeno na pele.
Composição (Valor nutricional por 100g polpa)
65 Calorias, 0,8 g proteínas, 0,2 g de fibras, 10 mg cálcio 29 mg de Potássio 0,3 mg de ferro, e 50 mg de vitamina C. A lichia ainda é rica em Tiamina 0,50mg, Riboflavina 0,60mg, Niacina 0,6mg.
Fotos
Referências
CAVALLARI, L. L. Florescimento e Frutificação em lichieira. Jabuticabal, 2009. 56p. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, 2009).Disponível em: <http://www.fcav.unesp.br/download/pgtrabs/pv/m/3802.pdf >. Acesso atualizado em 04/04/2015
EMBRAPA. A Lichia. Brasília, 2009. Disponível em: <http://redeagroecologia.cnptia.embrapa.br/boletins/frutiferas/Lichia.pdf>. Acesso em: 16/10/2012
SEBRAE. Lichia: a nova estrela na fruticultura tropical. [S.I], [200-?]. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/setor/fruticultura/o-setor/frutas-de-g-a-z/lichia/lichia-a-nova- estrela-na-fruticultura-tropical/Informe_4454/integra_informe>. Acesso atualizado em 04/04/2015
0 comments :
Postar um comentário