
Nas Tabelas de Composição de Alimentos (Estudo Nacional da Despesa Familiar - IBGE), taioba e inhame são partes da mesma planta, a Colocasia esculenta (L.) Schott lnhame, no caso. seria o rizoma e taioba as folhas. No conceito popular, existem ataioba venenosa e a taioba não-venenosa, isto é, a de folhas comestíveis e a de folhas não comestíveis. De maneira geral, pode-se dizer que somente a planta comestível é a taioba propriamente dita. A taioba é uma planta tropical, com condições de cultivo semelhantes às do inhame. A colheita das folhas é feita sessenta a oitenta dias depois do plantio.
Cada planta produz folhas diversas vezes, para quando se aproxima o inverno e volta aproduzir com a entrada da primavera. Cortam-se as folhas, na colheita, juntamente com as hastes, de modo que possam ser atadas.
A Taioba assim como o Inhame pertecem família botânica Araceae que é a mesma dos antúrios e costela-de-adão, essa familia botanica é conhecida por possuir especies altamente Tóxicas, existe também variedades “bravas” da taioba como a (Colocasia antiquorum Schott) por isso é deve se atentar a identificação correta das plantas antes de se consumir.
Composição nutricional por 100 g
Folhas: 31 calorias, 2,4 g de proteínas, 98 mg de cálcio. 49 g de fósforo, 2 g de ferro, 300 mmg de vitamina A, 0,17 mg de vitamina B1, 0,35 mg de vitamina B2 e 11 mg de vitamina C.
Talo: 24 calorias, 0,5 g de proteínas, 49 mg de cálcio, 25 mg de fósforo, 0,9 mg de ferro, 30 mmg de vitamina A, 0,02 mg de vitamina B1, 0,04 mg de vitamina B2 e 13 mg de vitamina C.
0 comments :
Postar um comentário