Couve-flor - o cultivo, variedades e composição nutricional - A couve-flor (Brassica oleracea L. var. botrytis L.), originária da Europa e provavelmente da Asia Ocidental, já era cultivada no século XII, na Itália e no Oriente Médio, de onde se espalhou por quase todo mundo. No Brasil é cultivada apenas no Centro-Sul. É uma hortaliça anual, que combate a acidez estomacal, rica em vitamina A, e mineralizante.
Clima e solo

Variedades
Para o plantio de verão, são indicadas a piracicaba precoce, a vitória e os híbridos: jaraguá, piracicaba X teresópolis, shiromaru e miyai. Para o cultivo de invemo, há a bola de neve; para localidades altas, as variedades do grupo teresópolis, a remme e o híbrido harumaki.
Época de plantio
No inverno, de março a junho; no verão, de setembro a janeiro.
Preparo da semeadura
Vinte e cinco dias antes da semeadura, incorporar ao solo 2,5 kg de esterco de galinha bem curtido.
Semeadura
Utilizam-se 2 g/m2 de sementes com espaçamento de 15 cm entre as linhas. O sulco deve ter 1 cm de profundidade.
Transplante
As mudas que estiverem com quatro ou cinco folhas e 10 a 15 cm de altura devem ser transplantadas para o canteiro definitivo.
Adubação
Vinte dias antes da adubação orgânica, aplicar calcário dolomitico nas covas, de acordo com a indicação da análise do solo. Na adubação orgânica, usar 2l de esterco de curral, ou 1l de esterco de galinha curtido, por cova . Para corrigir a carência de boro aplica-se 1 g de ácido bórico, ou bórax, por cova. Podem-se também fazer três aplicações foliares, em dosagens de 0,1 % sendo a primeira no viveiro, a segunda logo após o transplante, e a terceira quinze dias depois.
Espaçamento
Plantio de inverno, 80 x 50 cm; de verão, 80 x 40 cm.
Irrigação
Irrigar diariamente até o pegamento da planta; depois, a cada três dias.
Colheita
Como as plantas. não têm o mesmo desenvolvimento, devem-se examinar as cabeças diariamente para não colhê-las muito tarde. Em geral, é considerada boa uma cabeça com 15 cm de diâmetro, compacta, sem defeitos e manchas. Quanto à cor, as brancas ou claras são as que têm maior aceitação comercial. Para isso é preciso protegê-las do sol, juntando as folhas e amarrando-as com um barbante logo no início do crescimento das cabeças. A colheita da couve-flor deve ser feita com um facão afiado: corta-se a cabeça com algumas folhas para protegê-la durante o transporte. As variedades precoces costumam produzir aos 75 a 90 dias depois da semeadura, as de ciclo médio de 100 a 120 dias e as tardias mais de 130 dias. A produtividade é de 15.000 a 20.000 cabeças/ha. A couve-flor alcança preços mais elevados entre dezembro e maio.
Rotação
Maxixe, abóbora, melancia, melão, salsa e coentro.
Composição nutricional por 100 g
32 calorias, 3,6 g de proteínas, 103 mg de cálcio, 78 mg de fósforo, 1,1 mg de ferro, 250 mmg de vitamina A, 0,10 mg de vitamina B1, 0,23 mg de vitamina B2 e 113 mg de vitamina C.
Fotos
![]() |
0 comments :
Postar um comentário