A Bertalha (Basella alba L.), originária da Índia, é uma trepadeira de flores esverdeadas, cujos frutos são bagas negras. A parte comestível é a ponta dos ramos. É uma cultura que exige temperaturas elevadas e chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano.
Variedades
INPA-I (lábrea-AM); INPA-2 (pararnaribo-guiana); INPA-3 (wageningem-holanda); e INPA-4 (belém-PA). As três primeiras são de crescimento indeterminado e floração tardia, já a última tem crescimento determinado e floração precoce.
Época de plantio
Durante o inverno.
Semeação
Para os cultivares de crescimento indeterminado, o espaçarnento é 80 x 50 cm; para os de crescimento determinado, 40 x 40 cm. As sementes têm dormência mecânica que pode ser quebrada quando colocadas em água a 75°C durante 24 horas antes do cultivo. O transplante é feito vinte dias após a germinação.
Adubação
1 kg de adubo orgânico (esterco de curral) ou 0,50 kg de esterco de galinha por cova. Deve-se fazer a amontoa para evitar que o coleto da planta fique descoberto.
Irrigação
Fazer regas diárias.
Colheita
A primeira colheita faz-se aos sessenta dias após o transplante; a partir daí, a cada vinte ou trinta dias. Deve-se cortar os ramos com cerca de 40 cm de comprimento.
Composição nutricional por 100 g
19 calorias, 1,6 g de proteínas, 106 mg de cálcio, 3.9 mg de fósforo, 1,6 mg de ferro, 582 mmg de vitamina A, 0,06 mg de vitamina B1, 0,17 mg de vitamina B2 e 86 mg de vitamina C.
Fotos
0 comments :
Postar um comentário