A nectarina (Prunus persica, var. nucipersica) é uma mutação do pêssego, considerada como nada mais que um pêssego sem pêlo. E originária da China e melhorada na América do Norte. Seu cultivo deve obedecer aos mesmos critérios utilizados no do pessegueiro, porém com maiores cuidados, porque a nectarina é mais sujeita a doenças. A planta atrai os mesmos insetos que o pessegueiro, só que em maior quantidade. A maturação dos frutos ocorre no Brasil nos meses de novembro e dezembro. A planta produz comercialmente até os 15 anos, dando em média 600 frutos por pé.
Variedades

As mais cultivadas são a rubro-sol, que precisa de menos de cem horas de frio e por isso é mais comum no Estado de São Paulo, e a cascata, que exige de quatrocentas a quinhentas horas ao frio. O Centro Nacional de Pesquisa de Frutas Temperadas (CNPFT) vem pesquisando a maturação cem dias após a florada. Desde 1970 cruzam-se variedades brasileiras e norte-americanas, tendo-se obtido ótimos resultados com as das variedades precoce de itupeva, branca de guapiara, rosalina e somel.
Composição nutricional por 100 g
64 calorias, 0,6 g de proteínas, 4 mg de cálcio, 24 mg de fósforo, 0,5 mg de.ferro, 165 mmg de vitamina A (retinol equivalente), 0,02 mg de vitamina B 0,05 mg de vitamina B2 e 13 mg de vitamina C.
Fotos
0 comments :
Postar um comentário