A Caramboleira (Averrhoa carambola L.), da família das oxalídáceas, é uma árvore pequena e chega, no máximo, a 9 m de altura. Tem um caule tortuoso, às vezes oco. Originária da Ásia Tropical, foi introduzida no Brasil em 1817, pelo agrônomo francês Paul Germain. E cultivada em quase todo território nacional, com exceção das regiões mais frias, sujeitas a geadas. O fruto é uma baga longa e oval, de cor amarelo-claro, com 7 a 12 cm de comprimento e cinco gomos salientes. Existem algumas variedades cujos frutos conservam a cor verde mesmo quando maduros, e outras em que se tornam amarelo-ouro e até vermelhos ao atingirem a plena maturação.
Usos

Solo e clima
A caramboleira pode ser cultivada em solos que vão do arenoso ao argiloso, e em climas quentes e úmidos.
Propagação
É feita geralmente por sementes, com a utilização de sacos de plástico de 18 x 30 cm.
Espaçamento e coveamento
A distância entre as plantas varia de 3 x 4 a 6 m. As covas devem medir 0,40 x 0,40 x 0,40 m.
Plantio
O ideal é que seja feito durante a estação chuvosa, eliminando-se os sacos de plástico para não prejudicar as raízes.
Tratos culturais
Recomenda-se a utilização de capinas manuais ou mecânicas,bem como a poda dos ramos em excesso para arejar internamente a copa.
Adubação
Deve ser feita segundo a análise do solo, que precisa ser repetida pelo menos a cada quatro anos. De maneira geral, recomenda-se a seguinte adubação: na cova, 15 a 20 l de esterco de curral, 300 g de fosfato de Araxá e 200 g de cinzas de madeira, 60 dias antes do plantio. No primeiro ano, 20 l de esterco de curral por planta e por vez, depois do pegamento das mudas e no final da estação chuvosa. No segundo ano, 120 l de esterco e 200 g de fosfato de Araxá, no início e no final do período das chuvas. Em pomares safreiros, 130 l de esterco por planta e por vez, no início e no final do período chuvoso. O emprego de biofertilizante é também recomendado.
Combate às pragas
A mais comum é a mosca-das-frutas, que é controlada por meio de armadilhas luminosas e iscas.
Colheita
As plantas oriundas de sementes começam a frutificar no terceiro ano, atingindo a produção comercial no sexto ano. A planta permanece produzindo por cerca de 20 anos. A colheita é feita a partir de dezembro, dando uma média de 10 kg de frutos por planta/ano.
Composição nutricional por 100 g
29 calorias, 30 mg de cálcio, 11 mg de fósforo, 2,9mg de ferro, 30 mmg de vitamina A, 0,04 mg de vitamina B1, 0,02 mg de vitamina 0,02 mg de vitamina B2 e 35mg de vitamina C.
Fotos
0 comments :
Postar um comentário