O Cambucazeiro (Marlierea eduliz,Ndz.), árvore originária do Brasil, pertencente à família das mirtáceas a mesma da jabuticabeira e da goiabeira é também chamado Cambucá-verdadeiro, para distingui-lo de outra espécie de Cambucá (Myrciaria plicato-costaia, Berg) e do cambucá-preto (Eugenio velutina, Berg.). A árvore é frondosa, com até 8 m de altura, de caule tortuoso e flores brancas, que dão inclusive no tronco e aparecem no início da primavera. O fruto, de sabor agradável, é do tamanho de uma pequena mexerica, tem casca amarela e polpa suculenta. Como a jabuticaba, cresce junto aos galhos e ao tronco do cambucazeiro, preso por um cabo curtíssimo.
Usos
Fornece madeira elástica e resistente, própria para a fabricação de cabos de ferramentas e de instrumentos agrícolas. A casca, adstringente, é utilizada em curtumes. Os frutos têm polpa adocicada, comestível ao natural e sob a forma de compotas e doces. É uma árvore de crescimento lento, que dificilmente frutifica antes de atingir dez anos.
Práticas de cultivo
São iguais às da jabuticabeira.
Composição por 100 g
66 calorias, 1,7 g de proteínas, 21 mg de cálcio, 22 mg de fósforo, 2,3 mg de ferro, 30 mmg de vitamina A, 0,04 mg de vitamina B1 0,04 mg de vitamina B2 e 33 mg de vitamina C.
Fotos
Fotos
Me apaixonei pela história do cambucá, consegui três mudas com um produtor do interior do Rio, duas da variedade mirim de tronco cobre e uma de tronco creme, que leva mais tempo para frutificar, porém os frutos são maiores. Tenho paciência e tenho certeza que serão belas e frondosas árvores.
ResponderExcluirOlá pode me passar o contato do vendedor que vendeu o cambuca de tronco creme? Gostaria de comprar uma muda. ..a de tronco vermelho eu tenho. ..
ExcluirMe apaixonei pela história do cambucá, consegui três mudas com um produtor do interior do Rio, duas da variedade mirim de tronco cobre e uma de tronco creme, que leva mais tempo para frutificar, porém os frutos são maiores. Tenho paciência e tenho certeza que serão belas e frondosas árvores.
ResponderExcluirAqui em casa temos uma fruta,que foi doada pelo Vinícius,hoje falecido...ele doou em uma semana e na outra faleceu triste acidente de carro..mas ficou a lembrança dele que plantou o combuca em nosso quintal.Dr.ivan Pereira distrito Federal.Brasilia.
ResponderExcluir