A abobrinha italiana (Cucurbita pepovar. melopepo), conhecida como abóbora-de-arvore e abóbora-de-moita, é uma hortaliça tipicamente tropical, muito apreciada pelas populações do Centro-Sul do Brasil. Ao contrário das outras abóboras, esta herbácea, da família das cucurbitáceas tem a ramagem curta e não se espalha pelo chão, por causa de seu crescimento ereto. Perfeitamente adaptada às condições de clima e solo brasileiros, pode ser cultivada o ano todo no país.
Variedades
Caserta-BR. clarinda AG-36, cocozelli e zucchini. A caserta-BR, que produz frutos cilíndricos verde-claros, com estrias verde-escuras, é caracterizada por sua grande produtividadee uniformidade. É a preferida pelos consumidores.
Clima e solo
Desenvolve-se melhorem climas quentes, com temperaturas médias entre 22 e 25ºC, e não suporta geadas e frio intensos. Temperaturas muito elevadas são desfavoráveis à polinização e à produtividade. Os melhores solos para seu cultivo são os areno-argilosos, terrenos de baixada, bem drenados e férteis, com pH entre 6,0 e 6,8.
Plantio
É feito de setembro a fevereiro, nas regiões de inverno rigoroso, e oano todo nas de clirna quente. O solo é gradado e as covas são espaçadas de 1,00x 1,50 m e adubadas com 5 kg de esterco bem curtido de curral, 200 g de fosfato de rocha e 200 g de cinzas. São lançadasduas ou três sementes por cova. Quandoas plantas estiverem com a altura entre 10 a 15 cm, é feita a raleação, deixando-se uma ou duas plantas por cova.
Tratos culturais
A irrigação é feitadiariamente até a raleação, e depois de três em três dias. De trinta a quarenta dias após o plantio, faz-se adubação em cobertura, 5 l de esterco líquido por cova, a lavoura deve estar sempre limpa e livre de invasoras.
Pragas e doenças
As pragas que mais atacam a cultura da abobrinha são o pulgão, a broca-das-hastes e a mosca-das-frutas, a doença mais característica é o oídio.
Rotação de culturas
Aconselha-se fazer rotação com culturas que não sejam da mesma família da abobrinha (as cucur-bitáceas: abóbora, pepino, melancia, etc). Pode ser feita a rotação com cenoura ou rabanete, por exemplo.
Colheita e rendimento
Os frutos são colhidos quando estão com 18 a 22 cm decomprimento e diâmetro entre 4 e 5 cm. Em culturas de locais quentes, a colheita se inicia de 45 a sessenta dias após a semeadura e, nas regiões mais frias de sessenta a oitenta dias, estendendo-se por quarenta a sessenta dias, retirando-se os frutos três vezes por semana. A produção oscila entre 8 e 10 t/ha.
Composição nutricional por 100 g
24 calorias, 1g de proteína, 19 mg de cálcio, 32 mg de fósforo, 0,6 mg de ferro, 5 mmg de vitamina A, 0,05 mg de vitamina B1, 0,04 de vitamina B2 e 19 mg de vitamina C.
0 comments :
Postar um comentário