O feijão-de-porco (Canavalia ensiformis (L.) DC), da família das leguminosas, é uma planta arbustiva, anual, provavelmente originária da América Tropical, muito rústica, utilizada como coberturade solo e adubação verde, principalmente intercalada com culturas perenes. Suas sementes, brancas e grandes, contêm em média 22,74% de proteína bruta•e 62,26% de carboidratos, mas não são indicadas para o consumo humano. Não tem boa palatabilidade e por isso não é recomendada para pastagens. A estatura média das plantas varia em tomo de 80 cm ao atingir a maturação, e o florescimento ocorre entre oitenta a cem dias após a semeadura. O sistema radicular profundo assegura ao feijão-de-porco maior tolerância à seca.
Plantio e corte

Tratos culturais
A calagem e a adubação com fosfato de rocha devem serfeitas de acordo com a análise do solo. Para controlar as invasoras que surgem durante o período de formação da cultura, recomenda-se a realização de um cultivo para prevenir a concorrência, nos primeiros quarenta dias.
Pragas e doenças
O feijão-de-porco é muito rústico, mas às vezes pode ser atacado por viroses, oídio e nematóides.
Fontes:
Embrapa recomendações técnicas nº12/2000 -Feijão-de-porco leguminosa para controle de mato e adubação verde do solo. (Embrapa Amazônia oriental).
LOPES,O.M.N. Efeito do feijão de porco no solo cultivado com pimenta-do-reino. Belém: EMBRAPA-CPATU, 1998, 1512(EMBRAPA-CPATU. Circular Técnica, 74).
0 comments :
Postar um comentário