O cerefólio (Anthriscus cerefolium Hoffmann) é uma planta anual da família das umbelíferas, originária da Ásia (União Soviética e Irã). Tem caule ereto, ramoso, com cerca de 70 cm de altura. As folhas são recortadas e cobertas de pêlos finos e macios. As flores têm cinco pétalas brancas. Os frutos são alongados e lisos. No Brasil são cultivadas duas variedades: a simples, utilizada como medicinal e a crespa, como condimento (muito utilizada na França, onde é conhecida como salsa-frisada). Das sementes se extrai óleo essencial.
Clima e solo
Desenvolve-se bem em climas subtropicais, de temperaturas amenas. O solo deve ser preparado como para o plantio de hortaliças, drenado e fértil.
Plantio
A propagação é feita por sementes. Semeia-se na primavera, em local definitivo. São necessárias 5 g/m2 de sementes.
Colheita
Para o aproveitamento das folhas, corta-se a planta aproximadamente um mês após o plantio, quando estiver com 10 cm de altura. Os frutos devem ser colhidos quando estiverem amadurecendo.
Usos
Utilizam-se as plantas jovens de cerefólio, na culinária, como condimento. As folhas têm propriedades diuréticas, depurativas, aperitivas (abre o apetite), além de combater o escorbuto e as doenças de pele. É também antigalactagogo (impede o fluxo de leite).
0 comments :
Postar um comentário