
Clima e solo
Prefere clima temperado, onde a temperatura gira em torno dos 20 °C. Não tolera clima muito quente nem geadas. Deve ser cultivado em lugares protegidos de ventos, chuvas fortes, pois, a planta é frágil e acama (deita). E importante que não chova no período da floração até o amadurecimento dos frutos (cinco meses do plantio até o florescimento), evitando assim o pretejamento das sementes provocado por fungos. O solo deve ser fértil, leve, solto e bem drenado, mas com capacidade de reter umidade, não permitindo a formação de grumos e torrões. O anis necessita uma boa exposição solar, e não gosta de locais sombreados.
Plantio
A semeadura deve ser em linha e no local definitivo (a planta é muito frágil para ser transplantada). Para um hectare são necessários de 10 a 20 quilos de sementes, tendo as entre linhas uma distância de 45 a 75 cm. Planta-se de uma a três sementes a cada 3 cm; à profundidade de 1,5 cm. Quando as plantas estiverem com 5 a 8 cm de altura é feito o controle das ervas daninhas e um desbaste para deixar a distância de 15 a 25 cm entre as plantas. Quando atingirem de 20 a 25 cm, é indispensável chegar um pouco de terra junto à base do caule.
Colheita
Os frutos devem ser colhidos quando ainda estiverem esverdeados, um pouco antes de iniciarem a mudança de cor. O amadurecimento dos frutos é desigual de uma planta para outra, portanto é preciso muita atenção para não colher fora de hora, o que resulta num produto de baixa qualidade. Em condições favoráveis de clima e solo pode-se conseguir uma produção de 600 a 1 000 quilos de sementes dessecadas por hectare.
Usos
A essência do anis é utilizada na fabricação de licores, de confeitas, de medicamentos, para melhorar o sabor de alguns remédios. As sementes são estimulantes da digestão e da produção de leite. Tem propriedades antiespasmódicas, carminativas (combate os gases intestinais), diuréticas e expectorantes.
Fotos:
0 comments :
Postar um comentário