O aneto ou endro (Anethum graveotens L.) é uma planta herbácea origináriado sul da Europa e das regiões de clima temperado da Africa e, Asia, cultivadaanualmente. Tem cheiro forte e sua altura pode variar de 20 cm a 1 metro. Possui pequenas flores amarelas com pétalas enroladas para dentro. O caule é fino, oco e externamente estriado com linhas verdes e brancas. As folhas são semelhantes às do funcho (erva-doce). O fruto tem de 4 a 6 cm de comprimento e abriga duas sementes.
Clima e solo

Plantio
A semeação é feita no outono e na primavera, em local definitivo ou em sementeiras para posterior transplante. Para 1 hectare são necessários cerca de 1120 g de sementes que devem ser plantadas de 1 a 1,5 cm de profundidade. A distância entre as fileiras e entre as plantas varia de acordo com o porte do aneto quando adulto. As distâncias máximas e mínimas são: entre as plantas, de 15 a 40 cm e, entre as fileiras, de 30 a 90 cm. Recomenda-se não plantar o aneto próximo ao funcho (erva-doce), pois estas plantas se cruzam facilmente.
Colheita
Quando a planta atingir a maturação e os frutos começarem a ficar marrons, cortam-se as hastes. A fase seguinte é a secagem, que pode ser ao sol ou em secadores. A produção de sementes por hectare é de 540 a 780 kg.
Usos
A infusão das sementes em água é usada no combate aos gases estomacais, como antisséptico intestinal e nas inflamações da boca. As sementes do aneto são utilizadas também no preparo de conservas de pepino e para aromatizar xaropes, cachaças e licores.
Fotos
As folhas do aneto são semelhantes a do funcho (erva doce), e recomenda-se não plantar o aneto próximo a essa planta, pois se cruzam facilmente. |
0 comments :
Postar um comentário