A Alcaparra (Capparis spinosa L.) é um arbusto lenhoso da família das caparidáceas, originário do sul da Europa e norte da África. Tem folhas ovais e espinhosas. Economicamente, o interesse da alcaparra está em seus botões florais, colhidos antes que se abram em flores brancas ou róseas.
Clima e solo
A alcaparra exige temperaturas elevadas, muita luz solar e abrigo contra ventos. Desenvolve-se bem em solo seco, árido e até pedregoso, desde que bem drenado. Os solos ideais são síllco-calcários e sílico-calcários-argilosos, altamente alcalinos (com pH até 7).
Plantio

Tratos culturais
Na primavera, a alcaparra necessita de capina e adubação com matéria orgânico. No outono são cortados todos os ramos que não tenham frutificado, a 1 ou 5 cm da touceira.
Colheita
É possível a partir do segundo ano do plantio no local definitivo. A planta mantém-se em produção por cerca de 20 anos. Colhem-se de junho a setembro todos os botões florais ainda verdes e fechados, em intervalos de dois ou três dias. Botões colhidos são deixados em tabuleiros em vasilhas de madeira com vinagre ou 15% de salmoura, durante no mínimo 1 mês. Existe outro tipo de alcaparra, não espinhosa, de reprodução e cultura iguais, com vantagem de ser mais fácil de colher, e mais econômica, porque não tem espinhos, essa espécie é conhecida na Itália como lagrimelle, e tem sido muito difundida, costuma-se enxertá-la sobre a spinosa para adaptá-la melhor às condições brasileiras, Cada planta produzem média 1 kg/ano.
Usos
Os botões florais tratados são usados na culinária, em molhos e temperos. Também são úteis à indústria de conservas.
Fotos
![]() |
No outono, todos os ramos da alcaparra que não frutificaram têm de ser podados ![]() |
0 comments :
Postar um comentário