Clima e solo

Plantio
A multiplicação se faz por meio de bulbos, devendo ser escolhidos os de tamanho médio, com 2 a 2,5 cm de diâmetro e 3 a 4 cm de comprimento desprezando-se os mal conservados e os achatados. O plantio pode ser feito de janeiro a março, em outubro, novembro ou no início das chuvas. Utilizam-se sulcos com espaçamento entre eles de 45 cm, para grandes plantações. O espaçamento entre as plantas, na linha, deve ser de 5 a 6 cm. A cada seis ou dez fileiras, deixa-se um espaço maior, de no mínimo 50 cm, para permitir que se façam os tratos culturais. Os sulcos devem ter de 10 a 12 cm de largura e de 20 a 25 cm de profundidade, no fundo, colocam-se 4 a 5 cm de terra vegetal; sobre ela vão os bulbos, com a ponta para cima, cobertos de terra. Em 1 ha plantam-se cerca de 300 000 bulbos, que pesam de 2 000 a 2 500 kg,
Tratos culturais
Capinas quinzenais (o açafrão é muito prejudicado por invasoras) e ceifa das folhas antes do inverno ou na época da estiagem, aproveitando-se a massa obtida para a alimentação de animais. Onde as chuvas forem inferiores a 400 mm anuais, é aconselhável adotar a irrigação 25 a 30 dias antes da floração, que aparece de abril a maio.
Doenças
A principal doença é a podridão-violácea, que é contagiosa e transforma os bulbos em matéria terrosa. As folhas ficam amarelas e as flores esbranquiçadas. Deve-se arrancar e queimar os bulbos no mesmo lugar e abrir uma vala de 30 a 40 cm de profundidade em volta da mancha de plantas doentes, colocando-se a terra retirada da vala dentro do círculo formado, para impedir a propagação do fungo, Em caso de manifestação generalizada, é preciso transferir a plantação, cultivando outras plantas no local (que não sejam a baratinha nem a cenoura). Outra doença é a gangrena seca, que ataca os bulbos, deixando-os branco amarelados por dentro, depois eles se tornam pardos e finalmente pretos. Essa doença pode será tenuada amazenando-se os bulbos em lugar seco, bem ventilado e em camadas fixas, e remexendo-os com freqüência.
Colheita

A secagem muito demorada provoca a perda da cor e afeta o valor do açafrão, ao fim da secagem, ele deverá ficar vermelho-escuro. O açafrão é acondicionado em caixas de madeira, com capacidade para 500 g a 1 kg, forradas com papel impermeável, hermeticamente fechadas e conservadas em lugar seco. A planta dura três anos, em média, produzindo 1 milhão de flores por hectare no primeiro ano, 3 milhões nos segundo e 2 milhões no terceiro, ou seja, 10 kg de açafrão seco no primeiro ano, 30 kg no segundo e 20 kg no terceiro.
Rotação de culturas
O açafrão não deve ser plantado mais de uma vez no mesmo terreno. Os bulbos novos, que nascem sobre os velhos, devem ser retirados com enxada e plantados em outro local. O açafrão só deverá ser plantado novamente no mesmo terreno depois de no mínimo dez anos.
Usos
Dos estigmas dessecados do açafrão se extrai um pó, que é utilizado na culinária como aromatizante e corante. O óleo essencial e outros componentes do açafrão contêm propriedades medicinais,mas não devem ser usados sem orientação médica, pois um erro na dosagem pode torná-las tóxicos.
Composição por 100 g
337 calorias,6,3 g de proteínas, 250 mg de cálcio, 116mg de fósforo, 5,6 mg de ferro, 0,74 mg de vitamina B1, 1,03 mg de vitamina B2 e 25 mg de vitamina C.
CHAVES FCM; BERNI, RF; PINHEIRO JB; VAZ APA. 2011. Influência do peso de rizomas-semente na produção de açafrão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 51. Anais... Viçosa: ABH.S4787-S4792
Embrapa: Comunicado técnico 142, Cultivo de Curcuma longa L. (Açafrão-da-índia ou Cúrcuma) por Rita de Cassia Alves Pereira1 e Márcia da Rocha Moreira, ISSN 1679-6535 Dezembro, 2009 Fortaleza, CE
Gostaria muito de obter como flor ornamental! Alguem poderia me informar onde consigo comprar aqui no Brasil?
ResponderExcluirÉ muito difícil achar os bulbos no Brasil, acho que cheguei no final do Google procurando. Sabem onde posso econtrar?
ResponderExcluirTenho interresse em bulbos dessa planta.
ResponderExcluirtambém quero mudas compro
ResponderExcluirMatéria muito boa, traz muita informação para plantio e secagem. Precisaremos de endereço,da Embrapa que o cultiva para assistência
ResponderExcluirGostaria de comprar uma mudinha que fazer
ResponderExcluirGostaria de saber que tem bulbos para venda aqui no Brasil?
ResponderExcluir