Projeto Radambrasil / Projeto Radam


     O Projeto Radambrasil, inicialmente chamado de Projeto Radam (Radar na Amazônia) , operou entre 1970 e 1985 e foi dedicado a cobertura de diversas regiões do território brasileiro, principalmente as regiões norte e nordeste, em especial a Amazônia.
   O nome Radam é originário dos equipamento utilizado no inicio do projeto que era apenas um avião motocicleta  equipado com radares, em 1975 o projeto passou a se chamar Radam Brasil pois foi expandido para todo o território nacional.
    O uso dos radares permitiu colher imagens que com base na interpretação dessas imagens, foi realizado um amplo estudo integrado do meio físico e biótico das regiões abrangidas pelo projeto, que inclui textos analíticos e mapas temáticos sobre geologia, geomorfologia, pedologia, vegetação, uso potencial da terra e capacidade de uso dos recursos naturais renováveis, que até hoje é utilizado como referência nas propostas de zoneamento ecológico da Amazônia brasileira. A equipe que realizou este levantamento e todo o acervo técnico encontram-se, atualmente, incorporados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Projeto Radam
Reprodução - Projeto Radam

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .