A bucha (Luffa cylindrica L. Roem) é uma planta herbácea da família das cucurbitáceas (a mesma do pepino, chuchu, abóbora, moranga, melancia etc.) Conhecida como "esponja vegetal", é uma trepadeira originária da Asia, de onde foi trazida para o Brasil, provavelmente pelos portugueses:sendo cultivada desde o Norte até o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso. Há espécies e variedades cujos frutos podem ser aproveitados como alimentos, remédios e na confecção de muitos objetos, mas é a chamada bucha-de-metro, mais utilizada como esponja, que tem maior importância econômica, especialmente no município de Extrema (MG), que abastece grande parte do mercado de São Paulo e Minas e ainda chega a atender o mercado externo.
Espécies e usos

A bucha-de-purga (Luffa acutangula Roxb.) produz frutos comestíveis quando pequenos e verdes, e que são utilizados na medicina caseira quando grandes. A polpa tem efeitos purgativos, diuréticos e provavelmente antiapopléticos combate derrames internos e barriga d'água. (É usada também contra doenças intestinais de aves domésticas.) As folhas, ramos e raízes normalizam o ciclo menstrual e eliminam distúrbios do fígado. A fibra (bucha propriamente dita) é usada em massagens, nas distensões musculares e contusões, pois acelera a circulação do sangue no lugar afetado. Serve também de esponja, como as demais, e para a confecção de chapéus, palmilhas de sapatos, cestos, chinelos, correias e filtros de óleo em diversos motores. As sementes fornecem óleo de boa qualidade e funcionam como vomitivos e purgantes (são aproveitadas pela medicina homeopática).
Existem três espécies chamadas de bucha-dos-paulistas: a própria Luffa cylindrica Roem, de uma variedade com frutos de até 35 cm de comprimento, flores amarelas de veios verdes; a Gurania paulista Cogn., com flores de cálice róseo e pétalas cor-de-laranja, cujo fruto é purgativo e fornece boa quantidade de celulose; e a Luffa operculata Cogn., conhecida corno buchinha, que produz frutos pequenos, ásperos, com nervuras, e que contêm uma substância chamada buchinina, de uso medicinal. O suco é usado como vermífugo, e a polpa inflama as mucosas. Os frutos secos servem como purgativo, vomitivo e diurético e são usados em inflamações nos olhos (oftalmias) e herpes. Mas é necessário muito cuidado no uso da bucha com fins medicinais: em dosagem alta, ela provoca diarreias, náuseas e vômitos. A buchinha, usada também como purgativo para aves, é conhecida popularmente pelos nomes de abobrinha-do-norte, cabacinha, purga-de joão-pais e, no Norte do Brasil, buchados-caçadores, por ser utilizada para preparar buchas para armas.
Clima
A bucha é planta característica de regiões de clima quente. Não deve ser plantada em local sombreado e seco, porque exige muita luminosidade e umidade para se desenvolver, especialmente na fase inicial de crescimento. Apesar da exigência de calor, a bucha-de-metro vem se adaptando bem em regiões montanhosas de 900 a 1 200 m de altitude, com verões suaves, de temperaturas médias de 22 a 25º C durante o dia, como é o caso da região de Extrema, no sul de Minas. Nessas condições, está até menos sujeita ao ataque de pragas e doenças do que nas regiões mais quentes. E desaconselhável plantar em várzeas que sofram inundações periódicas.
Época de plantio
No sul de Minas, a bucha é plantada em setembro e outubro, coincidindo com o início das chuvas e a elevação da temperatura. Em geral. a melhor época é a das chuvas mais intensas.
Sementes
Extraem-se de frutos bem desenvolvidos das plantas mais produtivas da última safra e sem problemas de pragas e doenças.
Covas
No sul de Minas, fazem-se covas de 20 x 20 x 20 cm até 40 x 40 x 40 cm. Em outros locais, 50 x 50 x 50 cm.Quanto maior a cova, melhor.
Espaçamento
De 2,5 x 2,5 m a 3,5 x 3,5 m. Há locais que usam o espaçamento de 4 x 3 m. Em Extrema, a média é de 1 100 covas/ha. Em hortas caseiras, a bucha pode ser plantada junto ao pé de cercas ou tapumes.
Plantio
Três a cinco sementes por cova. Gastam-se de 500 g a 1 kg de sementes por hectare. Quando as plantas estiverem com cerca de 10 cm de altura, faz-se o desbaste, deixando-se apenas uma ou duas plantas por cova.
Suporte de condução
Normalmente é feito com espaldadeiras formadas por mourões de madeira de 2 m de altura, fincadas a cada 2 m nas linhas de plantio e, entre os mourões, estendem-se três carreiras de ripas de bambu ou fio de arame grosso, sendo a primeira a 80 cm do solo e as outras, acima desta, com 40 cm de distância entre as carreiras. Para o plantio da bucha-de-metro, na região de Extrema (MG), a Emater recomenda caramanchões ou parreiras. Para fazer os caramanchões, colocam-se postes grossos, com 2,80 a 3,00 m de altura, fincados em torno da área plantada, com espaçamento de 2,5 a 3,0 m. Em seguida, um arame farpado (tipo cerca) é fixado sobre os mourões, em todo o perímetro. Sobre esse arame, no sentido da largura menor do terreno, colocam-se fios de arame grosso. n.º12 ou 14, coincidindo com o espaçamento das covas e passando exatamente em cima delas, à altura de 2 ia. Em cima desse arame vai o arame fino, com a metade do diâmetro do grosso, espaçado de 40 a 50 cm entre as linhas. O arame fino é colocado cruzando com o grosso. O caramanchão deve ficar bem firme, pois, quando isso não acontece, ele acaba caindo, causando prejuízos à cultura.
Tutoramento
Coloca-se um bambu com 2,20 m de altura, a 10 cru da cova, servindo para uma ou duas plantas. À medida que a planta sobe pelo bambu, deve ser amarrada a ele, em quatro a seis pontos, até atingir o caramanchão.
Desbrotas
Devem-se fazer de 10 a 15 desbrotas até a planta chegar ao arame, deixando-se apenas a haste principal. A partir daí os brotos desenvolvem-se normalmente.
Tratos culturais
A cada dois dias as brotações devem ser colocadas sobre o arame. As capinas são indispensáveis, para "chegar a terra" na base da planta. A irrigação é necessária durante o verão.
Adubação

Pragas e doenças
Em Minas Gerais, a praga de que se tem notícia é a vaquinha, que se alimenta das folhas. A principal doença é a podridão-estilar, causada pela falta de cálcio no solo ou pela dificuldade da planta em retirar o cálcio existente, devido à destruição de raízes nas capinas, aplicação insuficiente de calcário, excesso de nitrogênio ou de adubos químicos amoniacais ou potássicos, ou ainda por irrigação irregular em períodos de temperatura elevada.
Colheita
A bucha-de-metro é colhida em Minas, a partir de fevereiro ou março, 5 ou 6 meses depois do plantio, e dura quatro meses. Para uso industrial, os frutos devem estar completamente maduros e amarelos, e, para exportação, uni pouco antes de sua maturação completa. A casca e as sementes são retiradas batendo-se o fruto numa superfície dura. Ao mesmo tempo, a bucha é banhada em água corrente e depois deixada para secar ao sol. Os frutos destinados à alimentação são colhidos com um mês ou um mês e meio.
Cada cova produz de 8 a 12 buchas-de-metro e, com 1 100 covas/ha, conseguem-se de 8 800 a 13 200 unidades/ha. As demais podem produzir de 16 000 a 160 000 buchas/ha (10 a 100 frutos por planta), mas são buchas pequenas e de muito menor valor. Para conseguir melhor qualidade reduz-se a quantidade de flores.
Comercialização
As buchas-de-metro são vendidas por dúzias ou, para grandes comerciantes, em pacotes com várias dúzias. No sul de Minas, a comercialização é quase toda feita por intermediários. que revendem 70'4 da produção à Ceagesp e empresas consumidoras de São Paulo, O ('easa de Belo Horizonte e o de Campinas (SP) são outros focais de comercialização. Os produtores que levam suas buchas até esses centros obtêm muito maior lucro.
Composição por 100 g
Bucha verde (Luffa acutangula Roxb) 17 calorias, 0,7 g de proteínas. 25 mg de cálcio, 39 mg de fósforo, 0,5 mg de ferro, 5 ming de vitamina A. 0,03 mg de vitamina B1 , 0,03 mg de vitamina 13, e 6 nig de vitamina C.
Fonte: Eng. Agr. Cecílio Aparecido Carlosda Silva — Emater-MG
onde posso compra as semente de bucha
ResponderExcluirBoa noite venho pela 5 vez tentando um plantio de bucha mas não consigo produtos orgânicos para o fundo Preto vc poderia m dar uma dica .gostaria de aumentar a produção obrg
ResponderExcluirOnde posso comprar sementes da buchas de metro
ResponderExcluirComo que compro as sementes de buchas vegetais de metro
ResponderExcluirOnde compro as sementes da bucha de metro
ResponderExcluirObrigado pelo esclarecimento , muito bem esplanado .
ResponderExcluir