Milheto


Milheto   O Milheto (Pennisettan typhoides (Bum.) Stapf.), originário da África, é uma gramínea anual, de porte ereto, que pode atingir até 5 m de altura. Muito resistente à seca, adapta-se bem-às condições do Nordeste brasileiro. Mais rico em óleo e em proteína que os grãos de trigo, milho, arroz e sorgo, o milheto é cultivado em vários países da África e da Ásia, onde é usado para a alimentação humana. Como forrageira, o milheto é plantado principalmente no sul dos Estados Unidos. Ele pode substituir 85% do milho nas rações para aves e 70% nas rações balanceadas para suínos. Serve como alimento, no pé, para o gado , mas é usado freqüentemente para silagem ou como 'feno. Há pelo menos quatorze espécies conhecidas com o nome de milheto. O milheto forrageiro também é conhecido como pasto-italiano, capimcharuto e penicilária. A Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA) vem pesquisando o milheto como alternativa para o semi-árido nordestino desde 1974 e já se sabe, por exemplo, que ele é mais resistente à seca que o sorgo e muito mais que o milho, o mais sensível à falta de água entre esses grãos. Outra vantagem sobre o sorgo e o milho é que o milheto tolera melhor solos ácidos, de baixo teor de alumínio, e produz mais que o sorgo em solos arenosos. Mas não produz bem no Agreste. Na alimentação humana, o milheto é transformado em farinha que serve para a fabricação de pão, bolo e vários pratos típicos de países africanos e asiáticos.

Clima e solo 
   Como planta de clima quente, muito resistente à seca, pode ser plantado em áreas com 150 a 600 mm/ano chuva. Sobrevive melhor que os outros cereais em solos arenosos e de baixa fertilidade, pobres e ácidos, e não deve ser plantado em terrenos sujeitos a encharcamento. Suas raízes são volumosas e vigorosas, mas 80% delas não passam de 10.cm de profundidade no solo.

Variedades
   Pesquisas do IPA deram bons resultados com as variedades IPA bulk-1 e synthetic-1. Outras boas variedades são a HB-3 e a PHB-14. No Rio Grande do Sul, foram testadas com sucesso as variedades comum RS, gahai-1, tiflate e starr.

Plantio 
   O milheto deve ser plantado à profundidade de 2 a 4 cm, em fileiras espaçadas de 0,8 m a 1 m, quando para a produção de grãos, ou de 0,5 m a 1 m, para forragem, com 10 a 20 plantas por metro linear. Gastam-se de 2 a 4 kg/ha sementes. As experiências no Nordeste registram plantio de janeiro a abril, conforme as chuvas, na mesma época do milho e do sorgo. Em outras regiões, o plantio é feito na primavera.

Rendimento 
   O ciclo do milheto, do plantio à maturação dos órgãos, é de 70 a 90 dias. Nas condições de clima e solo do semi-árido nordestino, a produção varia de 1 000 a 2 000 kg/ha de grãos, embora em experiências com condições especiais já se tenha obtido até mais de 4 000 kg/ha. O milheto forrageiro, se ceifado corretamente, pode ser cortado diversas vezes durante uma única estação chuvosa, produzindo de 8 a 10 t/ha de massa verde, nas condições do Nordeste. No sul, há experiências de até cinco cortes durante a estação chuvosa. Os cortes são feitos quando a planta está com 0,8 a 1 m de altura, deixando-a a cerca de 10 cm do solo. Em apenas um corte, na floração, já se conseguiu 74 t/ha de massa verde. Se o corte é feito no estágio do grão pastoso, a produção de forragem é maior, mas, se cortado no estágio de emborrachamento, é mais rico em proteínas. As folhas do milheto atingem 1 m de comprimento e 5 cm de largura. Os grãos dão em espiguetas de 3,5 a 4,5 cm. O milheto pode também ser usado para o pastejo direto, soltando-se o gado quando a planta está com 80 cm de altura e retirando-o quando está com 10 a 15 cm. Mas há, com esse tipo de uso, um grande desperdício de forragem.

Consorciação 
  Há experiências com bons resultados de consorciação milheto/feijão-de-corda. O sistema mais produtivo foi o de filas alternadas de milheto e feijão, cada cultura ocupando 50% da área com 66 666 plantas de feijão e 83 335 de milheto por hectare.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .