Quaresmeira

    A Quaresmeira (Tibouchina granulosa) também conhecida  com flor de Quaresmeira ou simplesmente Quaresma é uma árvore nativa da Mata Atlântica, ocorre naturalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Espirito Santo, pode ultrapassar 10 metros de altura, A floração acontece após o Carnaval, inicio da Quaresma, dai vem seu nome, e se cobre de flores roxas, existe também uma variedade que produz flores rosas.
    É uma arvore bastante ornamental e por isso é bastante utilizada em arborizações, tem uma copa densa e produz bastante sombra o ano todo.

Plantio e propagação
    As sementes devem ser colhidas da árvore assim que os frutos iniciarem a abertura, deve-se retirar  os ramos com os frutos e colocá-los para secar no sol por algumas horas para que as sementes se soltem. As sementes devem ser plantadas em canteiros sombreados contendo substrato orgânico com pó de xaxim, cobrir os canteiros com sacos de estopa para irrigação,e  remover os mesmos assim que inciar a emergência (poucas semanas após o plantio). A taxa de germinação é baixa, quando as mudas atingirem de 4-5 centímetros transplantar para embalagens individuais, e para o local definitivo com 8 meses, dando preferencia para locais bem ensolarados. Tem o desenvolvimento moderado, é pouco exigente podendo se desenvolver em solos pobres, também tolera o frio moderado. Os ramos são relativamente fracos podendo quebrar com ventos fortes.

Fotos



0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .