Timbó

    Timbó, o plantio e a utilização como insetcida - O Timbó (Lonchocarpus nicou (Aubl.) Benth., Lonchocarpus urucu killip. et Smith e outras espécies), originário da Amazônia e das Guianas, é um cipó muito conhecido pelos pescadores como planta tóxica para peixes (animais de sangue frio). Esse efeito tóxico, que quase não atinge animais de sangue quente, deve-se à rotenona, substância encontrada em al-guns vegetais, e em grande quantidade nas raizes do tirnbó. A rotenona age por contato e por ingestâo, atacando o sistema nervoso e provocando a paralização total e morte por asfixia. Ela age também contra os insetos, mais lentamente que outros inseticidas, mas com uma ação residual maior que a das piretrinas (existentes no píretro), e a nicotina (contida no fumo); seu efeito permanece por sete a dez dias. Os insetos morrem algum tempo depois da contaminação. Entre os insetos controlados pela rotenona estão pulgões, agartas, percevejos e cochonilhas. 

Clima e solo 
    O timbó é uma planta de clima tropical não exigente em termos de clima ou em solo. 

Plantio 
    É feito por estacas com 2 a 5 cm de diâmetro e 25 a 45 cm de comprimento, que podem ser plantadas diretamente no local definitivo ou encanteiradas para enraizamento, sob árvores ou ripados. O espaçamento usado no local definitivo é de 2 x 1,5 m. 

Colheita 
    É feita dois a três anos depois do plantio, arrancando-se as plantas para o aproveitamento das raízes. 

Utilização 
    Para combater insetos, o pódas raizes pode ser utilizado diretamente, diluído em talco ou outra substância inerte. Para a extração da rotenona, as raizes secas são reduzidas a pó, que é lavado em seguida com solventes coláteis (cloretileno ou acetona, por exemplo) em percoladores (equipamentos para extração de substâncias). Com a evaporação do solvente, a rotenona e outros solventes ficam relidas neste resíduo, que pode ser utilizado na preparação de inseticidas. A rotenona vai-se decompondo com o passar do tempo, especialmente sob a ação da luz, perdendo gradativamente o efeito inseticida. Dissolvida na água, sua decomposição é rápida, e por isso a calda à base de rotenona e água deve ser preparada no momento de sua utilização.

Fotos
Timbó - Variedade  Lonchocarpus nicou

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .