Taioba

    A taioba (Colocasia antiquorum) é uma planta da família do inhame, com que se parece e se confunde. No entanto,é mais aproveitada do que o inhame, pois, além dos rizomas, comem-se também as folhas (como couve) e até os pecíolos, isto é, as hastes. O rizoma é preparado como o cará ou a batata-doce. Tem também aplicações medicinais, sendo empregada por indígenas de algumasilhas do Pacífico para resolver problemas de digestão e de dificuldades em partos. Pode ser usada, ainda, para afugentar insetos, depois de um cozimento, ou apenascomo ornamento, em jardins. 
    Nas Tabelas de Composição de Alimentos (Estudo Nacional da Despesa Familiar - IBGE), taioba e inhame são partes da mesma planta, a Colocasia esculenta (L.) Schott lnhame, no caso. seria o rizoma e taioba as folhas. No conceito popular, existem ataioba venenosa e a taioba não-venenosa, isto é, a de folhas comestíveis e a de folhas não comestíveis. De maneira geral, pode-se dizer que somente a planta comestível é a taioba propriamente dita. A taioba é uma planta tropical, com condições de cultivo semelhantes às do inhame. A colheita das folhas é feita sessenta a oitenta dias depois do plantio. 
    Cada planta produz folhas diversas vezes, para quando se aproxima o inverno e volta aproduzir com a entrada da primavera. Cortam-se as folhas, na colheita, juntamente com as hastes, de modo que possam ser atadas. 

Composição nutricional  por 100 g 
   Folhas: 31 calorias, 2,4 g de proteínas, 98 mg de cálcio. 49 g de fósforo, 2 g de ferro, 300 mmg de vitamina A, 0,17 mg de vitamina B1, 0,35 mg de vitamina B2 e 11 mg de vitamina C. 
   Talo: 24 calorias, 0,5 g de proteínas, 49 mg de cálcio, 25 mg de fósforo, 0,9 mg de ferro, 30 mmg de vitamina A, 0,02 mg de vitamina B1, 0,04 mg de vitamina B2 e 13 mg de vitamina C. 

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .