Repolho

    O Repolho (Brassica oleracea L., var. capitata L), hortaliça derivada da couve-selvagem, é originária da Europa e provavelmente da Asia Ocidental, onde é cultivada desde a antiguidade. É muito importante para a alimentação, por sua riqueza em vitamina C, B1, B2 e Riboflavina, além de sais de ferro e cálcio. 

Clima e solo 
    É uma cultura de inverno, mas há variedades adaptadas a regiões quentes, como a sabatina ou louco. Os solos mais recomendáveis são os pesados e argilosos e os argilo-silicosos, ricos em matéria orgânica e com pH 5,5 a 6,0. 

Variedades 
    Para o plantio de inverno, normalmente usam-se híbridos japoneses, como o matsukaze, o fuyutoyo e o kenzan. O Centro Nacional de Pesquisas em Hortaliças (CNPH) recomenda também o chato de quintal, o coração de boi, o crespo roxo e o brunswick. O louco, união, os híbridos master e fuyuch são plantados no verão. Em Minas Gerais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) indica os híbridos matsukaze, fuyutoyo, kenzan e fuyuch para o ano todo, além das variedades específicas para o inverno.

Época de plantio 
    No inverno, de março a julho; no verão, de setembro a janeiro. 

Semeadura 
    E feita em sementeira, em sulcos distanciados 10 cm e com 1 cm de profundidade, gastando-se de 2 a 3 g de sementes/m2, o que dá aproximadamente,300 g de sementes para 1hectare de mudas. 

Transplante 
    É feito dez dias após a semeadura ou quando as mudas estiverem. com quatro ou cinco folhas e 10 a 15 cm. de altura. 

Espaçamento 
    Recomenda-se 60 x 50cm. Mais espaçado ele cresce muito. É aconselhável colocar 1l de esterco de curral bem curtido em cada cova. 

Irrigação 
    O repolho é muito exigente em água, principalmente na fase de formação da cabeça. Do transplantio até o pegamento, irrigar diariamente; depois, de três em três dias. 

Colheita 
    É feita normalmente cerca de setenta dias após a semeadura (há variedades mais tardias). Sabe-se o ponto de colheita observando-se as folhas da superfície da planta, que começam a enrolar para trás, expondo a parte interna da hortaliça. 

Rotação de culturas 
    As hortaliças recomendadas para rotação com o repolho são a alface, a cenoura, o maxixe e a abóbora, 

Composição nutricional por 100 g 
    28 calorias, 1,7g de proteínas, 43 mg de cálcio, 36 mg de fósforo, 0,7 mg de ferro, 10 mmg de vitamina A, 0.06 de vitamina B1 0,04 mg de vitamina B2 e 43 mg de vitamina C. 

Fotos

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .