Mirtilo (Blueberry)

    O Mirtilo (Vaccinium myrtillus) também conhecido pelo nome Blueberry é uma planta nativa da América do norte e foi introduzida no Brasil pela Embrapa em 1983, é uma das frutas com maior crescimento de consumo no mundo.
    Apelidada de fruta da longevidade, possui substancias funcionais sendo os Polifenóis, as Antocianinas, e o acido elágico as principais. (Ver propriedades medicinais no final do artigo)
   O Brasil é um pais com grande potencial para o cultivo do Mirtilo, prometendo ser bastante rentável, o preço de quilo varia entre 8 e 20 reais. Como é uma cultura praticamente recém chegada no brasil o produtor deve estudar a cultura, para não ter prejuízos, pois o cultivo é pouco conhecido pelos técnicos.

Cultura exigente em água
    Deve se irrigar o mirtilo com cerca de 2 litros de agua por dia em cada planta. 
Mirtilo, Blueberry, Vaccinium myrtillus

Solo 
    Prefere solos acidos com pH entre 4,5 e 5,5.

Preparo da cova
    Abrir uma cova com medidas de 60cm x 60 cm x 60 cm, e misturar bastante matéria orgânica (5kg de adubo orgânico bem curtido) e cerca de 5 kg de serragem ou casca de pinus.
Mirtilo, Blueberry, Vaccinium myrtillus

Plantio 
    Quando as mudas atingirem 20 cm de altura, desbata-se deixando  de 2 a 4 hastes e pode ser fazer o plantio irrigando a planta para não desmontar o torrão de terra. Cobre-se o solo  ao redor da planta com casca de pinus ou palha com uma camada  de pelo menos 5 cm de altura.

Adubação do solo
    Depois de 30 dias depois do plantio vão começar a nascer novas brotações, então pode-se fazer adubação com  cerca de 30 gramas de sulfato de amônio em cada planta, repetindo  a aplicação a cada 4 meses somente no primeiro ano.Aproximadamente 30 dias após o plantio, a partir do inicio de novas brotações, pode-se adubar com 30 gramas de sulfato de amônio por planta, há uma distancia de 20 cm das hastes, repetindo 3 aplicações no primeiro ano. No final do outono aduba-se seguindo a mesma distancia de 20 cm das plantas, com adubo NPK, cerca de 50g por planta ou utilizar adubo orgânico 5 kg na superfície ao redor das plantas no lugar da adubação  química.

Produção e produtividade
O Mirtilo inicia a produção a partir de 12 meses, e começa a produzir plenamente no 5° ano, produzindo de 3 a 6 kg por planta

Tratos culturais
Deve-se arrancar as pragas manualmente, evitando o uso de enxadas pois as raízes do mirtilo são bastante superficiais.

Propriedades medicinais
    O Mirtilo é rico em varias substancias funcionais dentre os quais os Polifenóis, as Antocianinas, e o acido elágico são as principais. Essas substancias ajudam a evita o câncer, infartes, infecções de urina de laringe e de boca,  evita a formação de glaucomas, melhora a visão, além disso evita o envelhecimento precoce combatendo os  radicais livres, melhora a circulação sanguínea, é anti-inflamatória e ajuda reduzir a taxa de açúcar no sangue sendo indicada para diabéticos.

Composição nutricional por 100g
57 calorias, 0,7g de proteinas, 6mg de calcio, 0,28mg de ferro, 9,7mg de vitamina C, 0,57mg de vitamina E, 19,3mmg de vitamina K.

Fotos
Plantio de mirtilo
Plantio de mirtilo

Referências:
RASEIRA, M. do C. B; ANTUNES, L. E. C. A cultura do mirtilo (Vaccinium myrtillus), Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2004. 69 p. (Embrapa Clima Temperado. Documentos, 121)
SANTOS, A.M. dos; RASEIRA, M. do C.B. A cultura do mirtilo. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2002. 23 p. (Embrapa Clima Temperado. Documentos, 96.)
Sistemas de produção Embrapa: Mirtilo disponível em http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mirtilo/SistemaProducaoMirtilo/introducao.htm acesso atualizado em 20/02/2013
Revista Veja: Os poderes do Mirtilo disponível em http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/nutricao/os-poderes-do-mirtilo/ acesso atualizado em 21/06/2013

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .