Fava

A Fava (Phaseolus lunatus L.), também chamada feijão-de-lima, fava belém, feijão-farinha e mangalô-amargo, origináriada Guatemala, é uma trepadeira herbácea que pode atingir 4 metros ou mais, cultivada em pequenas quantidades em quase todos os estados brasileiros, especialmente no Nordeste. É bastante confundida com a fava italiana, de clima mais frio: A Fava é uma planta rústica, e todas as variedades contém em menor ou maior quantidade um elemento que produz o ácido ciunídrico (HCN), também existente na mandioca. Em algumas variedades a quantidade de HCN pode tornar a favaum tanto tóxica. principalmente em plantas velhas. Por isso, tanto as variedades anuais quanto as perenes são plantadas anualmente. O tamanho e a forma das sementes é variável. 

Variedades 
    O Instituto Agronômico de Campinas (lAC) recomenda a small (trepadeira), henderson e fordhook (anãs). O ciclo destas variedades, em São Paulo, é de 75 dias. Há outras variedades, em outros estados, com ciclos de 135 a 165 dias. 

Clima e solo 
    Prefere clima quente e solo areno-argiloso, com pH 5,6 a 6.8. 

Plantio 
    Em regiões de clima quente, é feito o ano todo, geralmente a época preferida é de setembro a março. Em São Paulo é feito o plantio das águas, de setembro a novembro, e o das secas, em fevereiro. As variedades altas são plantadas com espaçamento de 100 x 50 cm e tutoradas, as anãs de 60 x 40 cm ou 50 x 50 cm. 

Colheita 
    A maturação das vagens e dos grãos é gradativa. Em Campinas (SP), a fava plantada em dezembro começa a ser colhida em fevereiro. As colheitas semanais prolongam-se até meados de março quando a planta inicia um repouso, voltando a produzir a partir de maio, (e a nova colheita prolonga-se até o inverno). Os grãos podem ser consumidos cozidos, verdes ou completamente maduros. O consumidor brasileiro prefere os grãos ainda verdes. A comercialização é feita em caixas tipo K, sem debulhar as vagens, cada caixa tem, em média, 20 kg de vagens. 

Composição nutricional por 100 g 
    336 calorias, 20.7 g de proteínas, 113 mg de cálcio, 330mg de fósforo, 4,8 mg de ferro, 0.34 mg de vitamina B1, e 0,21 mg de vitamina B2.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .