Couve-chinesa

    A couve-chinesa (Brassica chinensis L.),  também chamada de repolho chinês, é  uma brassicácea anual, cujas folhas têm  uma nervura central branca e se fecham  formando uma cabeça alongada. 

Clima e solo 
    Prefere clima ameno para frio, com temperaturas entre 15 e  20°C, que são as mais favoráveis para o  desenvolvimento, das plantas e boa formação da cabeça. E pouco exigente em termos de solo, muito rústica, e responde  bem à adubação orgânica.  

Variedades 
    São cultivadas as variedades michihli (de origem chinesa) e a chosen hakussai, mas são mais plantados os  híbridos japoneses, com o shonan. É indicado também o híbrido taibyo 60.  

Época de plantio 
    Março a junho,  Onde o verão é ameno, pode-se plantar o  ano todo. 

Semeação 
    Em sementeiras, em sulcos  de 1 a 2 cm de profundidade e com espaçamento de 10 cm. Cada grama contém 300  sementes. O transplantio é feito quando as  mudas tiverem 4 a 5 folhas e cerca de 10  cm de altura, escolhendo-se as melhores.  As mudas são plantadas com espaçamento  de 30 a 40 cm entre elas e 60 a 80 entre as  fileiras. Irrigar diariamente.  

Colheita 
    As plantas estão bem desenvolvidas, com as cabeças firmes. cerca de  80 dias depois do transplantio, quando então se faz a colheita.  

Composição nutricional por 100 g 
    17 calorias, 1,7  g de proteínas, 102 mg de cálcio, 46 mg  de fósforo, 2,6 mg de ferro, 384 mmg de  vitamina A, 0.07 mg de vitamina B1, 0.07  mg de vitamina B2 e 53 mg de vitamina C.  

Fotos

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .