Chicória

    A chicória (Chicorium endivia L), espontânea em toda a Europa, norte da África e grande parte da Ásia, é uma planta da família das chicoriáceas (a mesma da alface e do almeirão), bastante semelhante à alface. Na Europa, a chicórialisa, também chamada de escarola, e a chicória crespa são duas hortaliças distintas dentro dessa espécie. No Brasil, os dois tipos são vistos como grupos distintos de variedades, e a mais apreciada é a chicória lisa. As plantadas no Centro-Sul geram folhas soltas, crespas ou lisas e são consumidas cozidas ou como saladas cruas. 

Variedades 
    A lisa de coração cheio tipo escarola, produz cabeças de tamanho médio e tem boa adaptação às mais diferentes condições climáticas; a amazônia gigante, também tipo escarola, produz plantas vigorosas, grandes, com largura média de 42 cm, pesando de 900 a 1,1 kg, com folhas tenras, e pode ser colhida 70 a 75 dias depois do plantio; a valedena produz plantas grandes, com folhas tenras e suculentas, e sua maturação é mais tardia; a crespa de ruffec é indicada para regiões com temperaturas médias de 15 a 22°C. O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), indica para as condições paulistas as variedades crespa de ruffec, crespa de rouen e grenn curled, todas crespas, e mais a rendonda de coração cheio, full heart, batavian e flórida deep heart, do tipo escarola .Experiências realizadas em Viçosa (MG),de adaptação da chicória a temperaturas elevadas (o plantio foi feito em setembro), indicaram como melhores as variedades tipo escarola, bionda dorata, parma-Itália, escarolle e full heart, e as do tipo crespo, crespa de pancaliére (a mais produtiva), crespa de ruffec e curledgreen.  

Clima e solo 
    Se desenvolve melhorem temperaturas entre 12 e 22°C e suporta até 7 ou 8°₢, temperaturas acima de 25°C fazem com que as folhas fiquem mais grossas e menos desenvolvidas, favorecendo o florescimento. Os melhores solos para o cultivo são os areno-argilosos, bem soltos, ricos em matéria orgânica e com disponibilidade de nutrientes nas camadas superficiais. O pH deve estar entre 6,0 e 6,8. A chicória também aceita o plantio em baixadas, com solo turfoso escuro, bem drenado, calado e adubado. 

Plantio 
    Normalmente, é plantada de março a julho e o ano todo em regiões de verão ameno. A adubação depende da análise do solo. Os de média fertilidade podem ser adubados antes do plantio com 8kg de esterco bem curtido de curral por metro quadrado bem misturados à terra, nas sementeiras, são feitos sulcos de 1 cm de profundidade, a espaços de 10 cm, sendo necessários de 2 a 3 g/m2 de sementes (cada grama contém de 900 a 1.000 sementes). O transplante para o local definitivo é feito quando as mudas estão com quatro ou cinco folhas e cerca de 10 cm de altura, escolhendo-se as mais vigorosas. O espaçamento é de 30 x 30 cm. 

Tratos culturais 
    As sementeiras são irrigadas duas vezes por dia e os canteiros definitivos uma vez, diariamente. Cerca de um mês após o transplante faz-se uma aplicação de esterco líquido em cobertura, na quantidade de 8 kg/m2. Para obter chicórias mais claras e tenras, é feito o estiolamento, deixando-se as plantas amarradas por cerca de quinze dias. Nesse caso, as regas não devem atingir o coração das plantas. 

Pragas e doenças 
    A pragas são os pulgões, os tripés e os insetos mastigadores, lesmas e caracóis de jardim. As doenças são a vira-cabeça, provocada por vírus, a septoriose, a podridão-basal e a queima-da-saia, provocadas por fungos. 

Colheita 
    As plantas mais desenvolvidas são colhidas de sessenta a oitenta dias após a semeação. A chicória lisa é de maior valor comercial e deve ter cerca de 22 cm de diâmetro transversal por 20 longitudinal. É considerada normal uma produtividade de 15 a 25 t/ha.

Composição nutricional por 100 g 
    20 calorias;  1,7 g de proteínas;  81 mg de cálcio; 54  mg de fósforo; 1,70 mg de ferro; 330  mmg de vitamina A, 0,07 mg de vitamina  B1; 0,14 mg de vitamina B2 e 10 mg de  vitamina C.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .