Bertalha

   A Bertalha (Basella alba L.), originária da Índia, é uma trepadeira de flores esverdeadas, cujos frutos são bagas negras. A parte comestível é a ponta dos ramos. É uma cultura que exige temperaturas elevadas e chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano. 

Variedades 
INPA-I (lábrea-AM); INPA-2 (pararnaribo-guiana); INPA-3 (wageningem-holanda); e INPA-4 (belém-PA). As três primeiras são de crescimento indeterminado e floração tardia, já a última tem crescimento determinado e floração precoce. 

Época de plantio 
    Durante o inverno. 

Semeação 
    Para os cultivares de crescimento indeterminado, o espaçarnento é 80 x 50 cm; para os de crescimento determinado, 40 x 40 cm. As sementes têm dormência mecânica que pode ser quebrada quando colocadas em água a 75°C durante 24 horas antes do cultivo. O transplante é feito vinte dias após a germinação. 

Adubação 
    1 kg de adubo orgânico (esterco de curral) ou 0,50 kg de esterco de galinha por cova. Deve-se fazer a amontoa para evitar que o coleto da planta fique descoberto. 

Irrigação 
    Fazer regas diárias. 

Colheita 
    A primeira colheita faz-se aos sessenta dias após o transplante; a partir daí, a cada vinte ou trinta dias. Deve-se cortar os ramos com cerca de 40 cm de comprimento. 

Composição nutricional por 100 g 
    19 calorias, 1,6 g de proteínas, 106 mg de cálcio, 3.9 mg de fósforo, 1,6 mg de ferro, 582 mmg de vitamina A, 0,06 mg de vitamina B1, 0,17 mg de vitamina B2 e 86 mg de vitamina C.

Fotos

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .