O Cedro (Cedrella fissilis Vellozo) é uma arvore originaria das florestas brasileiras e florestas e da América central, sua altura pode ultrapassar 40 metros e o diâmetro do tronco pode chegar a 90 cm.
O cedro é considerado atualmente uma arvore rara, tem uma madeira nobre, essa madeira foi utilizada para fazer a primeiras esculturas do Brasil (escultura de santos pelos jesuítas). É uma madeira facil de se trabalhar devido à macies, e leveza, e a superfície depois do acabamento fica bastante lustrada.
As folhas do cedro são pequenas medindo de 6 a 10 cm, e as flores são pequenas, dão em cachos e a cor varia do branco ao rosado. A floração do cedro ocorre entre os meses de agosto e setembro.
Os frutos do Cedro são em forma de cápsula, é lenhoso, áspero e tem coloração marrom, um fruto pode chegar a conter até 100 sementes, e amadurecem entre junho e fim de agosto quando a arvore está completamente sem folhas.

Existe um município Brasileiro em Santa Catarina na mesorregião do vale do Itajaí com o nome de Rio dos Cedros, ganhou esse nome devido a uma floresta que lá existe, essa floresta com uma grande quantidade de afluentes de um mesmo Rio tinha grande quantidade de cedros com mais de 50 metros de altura, rio que mais tarde em 1863 ganha o nome de Rio dos Cedros (ver foto no final do artigo). O município de Rio dos Cedros possui cerca de 10 mil habitantes e a floresta hoje é um parque nacional, na mesma cidade encontra-se o Museu do Cedro onde nele se encontra o tronco do mais alto cedro já encontrado - 86 metros, este cedro foi derrubado em 1917 devido a uma tempestade.
O Cedro é popularmente conhecido também como Acajá-Catinga, Acaju, Capiúva, Iacaiacá entre outros nomes.
Fontes: Programa: um Pé de que? Canal Futura 2010, Wikipedia, Publicação eletrônica do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF.
Fotos
0 comentários :
Postar um comentário