Amêndoa

    A amendoeira (Amygdalus communis L.), originária da Ásia Oriental, cresce espontaneamente no norte da África e na Grécia. No Brasil. para onde foi trazida pelos europeus, é cultivada principalmente no Rio Grande do Sul e nos planaltos de serras de Santa Catarina até Minas gerais e Rio de Janeiro. A árvore tem porte médio 6 a 12 m de altura e é da mesma família da pereira, da macieira, do pessegueiro e outras fruteiras de clima temperado (as rosáceas). Parece com a pereira, só que é mais alta e tem o tronco mais grosso, tortuoso e com cascas que desprendem à medida que a planta cresce. O fruto é alongado c de cor verde acinzentada. O que se come é a semente a amêndoa fresca ou seca, que é usada, entre outras coisas, para fazer bolos e doces.

Clima e solo
Amêndoa, Amygdalus communis    É uma planta originária de clima temperado. mas se dá muito bem, adaptando-se em regiões subtropicais às mesmas condições climáticas necessárias para os citros (laranja, limão,etc.). Perde as folhas no outono e floresce no inverno, com temperaturas em torno de 10°C mas as flores secam e os frutos são eliminados a temperaturas abaixo de 3°C, com temperaturas em torno de 15°C e sem chuvas na época do florescimento, ela floresce e frutifica melhor. Adapta-se bem a quase todos os tipos de solo, inclusive terras de baixa fertilidade, pedregosas, secas e calcarias, mas é muito sensível à umidade não se dando bem em solos compactos e úmidos.

Variedades
    A amendoeira se modifica  conforme a idade, localidade, altitude e clima, e por isso é muito difícil determinar suas variedades. Elas classificam-se em doces e amargas. E as doces podem ser de casca fina ou grossa. As principais variedades européias de casca fina são: princesa, dama e redonda. Entre as de casca grossa, há a comum, a redonda e a rosa. A amarga mais encontrada chama-se comum-amarga. Há variedades americanas desenvolvidas a partir de sementes européias e africanas, entre as quais a nonpareil, nonplus-ultra, texas e jordão. Como a amendoeira não se auto poliniza, é preciso plantar variedades diferentes intercaladas e preservar os insetos responsáveis pela polinização, não aplicando agrotóxicos.

Plantio 
    As covas, com distanciamento de 9 x 8 m, devem medir  60 cm de comprimento, largura e profundidade. Uns 40 a 60 dias antes do plantio faz-se adubação com esterco, farinha de osso ou fosfato de rocha e cinzas. Cuidado com o transporte das mudas para não ferir o caule ou as raízes, muito sensíveis à podridão. A multiplicação é feita por sementes ou enxertia. Os portas-enxerto preferidos são as variedades amargas de amendoeiras rústicas e vigorosas. Costuma-se também enxertar a amendoeira sobre pessegueiro e abricoteiro. Existem duas formas de enxertia: por borbulha, no período quente e chuvoso, ou por garfagem, na época do frio. As sementes são semeadas entre  60 e 90 dias depois da colheita. porque perdem o poder germinativo em pouco tempo. 

Tratos culturais 
    Não se ressente muito da concorrência de invasoras, mas são aconselháveis capinas dessas plantas. A reposição do nitrogênio, fósforo, potássio e zinco consumidos pela amendoeira podem aumentar bastante o seu desenvolvimento e frutificação. Durante os três primeiros anos é preciso fazer podas de formação; depois disso, podas de frutificação. O espaço entre as plantas pode ser aproveitado, nos primeiros anos, para o plantio de culturas anuais.

Pragas e doenças 
    Ver pessegueiro e pereira.

Colheita 
    A amêndoa amadurece do fim do verão ao começo do outono. Os frutos caídos são coletados no mínimouma vez por semana. É importante não deixar que eles fiquem muito tempo em contato com o solo, principalmente no período de chuvas, porque a umidade faz com as amêndoas percam sua cor amarelo-palha e seu valor comercial. Em seguida, os frutos são secados ao sol para que as amêndoas se soltem da casca, ficando prontas para o consumo ou o armazenamento em local seco e ventilado, até o momento da comercialização.

Composição por 100 g
    603 calorias, 21 g de proteínas, 282 mg de cálcio, 485mg de fósforo, 5,2 mg de ferro, 0,25 mg de vitamina B1 e 0,67 mg de vitamina B2.

Fotos
Amendoeira
Amêndoa

2 comentários :

  1. Srs, como conseguimos mudas desta amendoeira?

    Grato, Waltair.
    waltairlg@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Mesmo caso. Gostaria de saber como conseguir as mudas.
    Aguardo.
    Grato

    ResponderExcluir

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .