Tamarindo

    O Tamarindo (Tamarindus indica L.), árvore frutífera e bastante decorativa, da família das leguminosas, pode chegar a 25 m de altura e produzir por cerca de 200 anos. Originário das savanas secas da África tropical, foi levado para a Índia, o único país que o explora extensivamente, e exporta parte é para os Estados Unidos e Europa. O tamarindo produz vagens com polpa de sabor agridoce, muito rica em açúcar, ácidos, vitaminas e sais minerais, usada no preparo de doces, bolos. sorvetes, xaropes e bebidas e, ainda, como tempero para arroz, peixe, carne e outros alimentos. As sementes servem de forragem para o gado e animais domésticos, e, depois de processadas, como estabilizantes de sucos e alimentos industrializados. Podem também ser aproveitadas como goma para tecidos ou papel. O óleo é alimentício e serve para uso industrial. O cerne  da madeira da árvore é resistente a cupins, muito forte e ótimo para a fabricação de móveis, brinquedos e pilões, podendo ser utilizado como carvão vegetal. Os tamarindos que crescem nos trópicos derivam de sementes coletadas ao acaso na África e, Índia, sem nenhum melhoramento genético. Mesmo assim, sua cultura desponta como uma das mais atrativas e de maior futuro, do ponto de vista comercial. 

Clima e solo 
    Prefere climas quentes, com pouca chuva, é sensível ao frio e a geadas. Adapta-se bem a vários tipos de solo, mas desenvolve-se melhor nos profundos e bem drenados. É freqüenternente encontrado em solos arenosos, próximos a praias. 

Plantio 
    A propagação é feita por meio de sementes, plantadas a 2 ou 3 cm de profundidade, em canteiros com terrabem curtida. O plantio definitivo é feito no início da estação chuvosa, em covas de 60 x 60 cm, distantes entre si 8, 10 ou 12 m, conforme o clima e o tipo de solo. 

Tratos culturais 
    Deve-se manter o viveiro moderadamente úmido, livre de plantas invasoras. Se houver ataque de insetos, é necessário espalhar uma camada de cal e de cinzas pelo canteiro 

Pragas 
    Os insetos que mais atacam são os besourinhos, tanto no campo como no local de armazenamento. 

Colheita 
    É feita geralmente de junho a agosto, aos poucos, pois os frutos podem permanecer na árvore sem prejuízo, por várias semanas após a maturação, desde que não haja ataque de insetos. O tamarindo começa a produzir em 4 a 6 anos depois do plantio. Cada árvore adulta produz anualmente de 150 a 200 quilos de frutas (cerca de 12 a 16 toneladas por hectare). 

Composição nutricional  por 100 g 
    272 calorias, 54 mg de cálcio, 108 mg de fósforo, 1mg de ferro, 7 mmg de vitamina A, 0,44mg de vitamina B1, 0,16 mg de vitamina B2 e 33 mg de vitamina C.

Fotos


0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .