Sapoti

    O sapotizeiro (Achras sapata, L. ) originário da América Central, é uma árvore de até 15 m de altura, de seiva leitosa e numerosos ramos que compõem uma copa frondosa, mais ou menos ovalada. Seu fruto, uma baga globosa, carnuda, envolve sementes pretas e brilhantes. E sua casca muito fina, de coloração castanho escura, é recoberta por um pó que se desprende facilmente. O sapoti pode ser consumido ao natural ou como geléia, refresco e xarope. Utiliza-se a madeira do sapotizeiro em carpintaria, e do lãtex da árvore produz-se goma de mascar. Atribui-se à casca do fruto propriedades tônicas e febrifugas. O pó da semente é utilizado no combate às infecções renais.

Clima e solo 
    O sapotizeiro desenvolve-se em quase todos os tipos de solo.Quanto ao clima, as melhores condições são encontradas em regiões quentes e com chuvas de mais de 1000 mm/ano. 

Propagação 
    O processo mais indicado para a obtenção de mudas é o da enxertia por garfagem ou borbulhia. Não se deve fazer a  propagação do sapoti por meio de sementes, pois esse método altera várias características da planta. No preparo de mudas, deve-se utilizar sacos de polietileno de 18 x 30 cm. O porta-enxertos é obtido através do plantio de sementes do próprio sapoti, à profundidade de 3 a 5 cm. Quando a muda estiver com cerca de 1 cm de diâmetro, doze a dezoito meses depois da semeadura, é hora de fazer a enxertia. 

Espaçamento e coveamento 
    Recomenda-se o espaçamento de 8 x 8 m, emcovas de 0,40 x 0,40 x 0,40 m. 

Plantio 
    Deve ser feito no início daschuvas, em solo suficientemente úmido. É preciso retirar os sacos de plástico das mudas. 

Tratos culturais 
    As capinas podem ser manuais. Recomenda-se, nos primeiros anos, o plantio de leguminosas nos espaços entre os sapotizeiros. A poda só é utilizada no início do desenvolvimento para a formação da copa. Não há necessidade de podas nas árvores adultas, exceto para suprimir ramos excessivos, secos ou mal formados. 

Adubação 
    A adubação e a calagem dependem da análise do solo, que terá de ser repetida, pelo menos, a cada quatro anos. Recomenda-se o emprego de biofertilizante e de matéria orgânicaem geral. 

Pragas 
    As principais são as brocas do caule e dos ramos e a mosca-das-fru-tas. Mas o sapotízeiro é uma planta bem resistente. 

Colheita 
    Pomares oriundos de mudas enxertadas começam a produzir no quarto ano. Um sapotizeiro adulto produz de 1.000 a 3.000 frutos por ano. 

Composição nutricional por 100 g 
    96 calorias, 0,7 g de proteínas, 29 mg de cálcio, 6 mg de fósforo, 1,2 mg de ferro, 0,01 mg de vitamina B1 0,01 mg de vitamina B2 e 13mg de vitamina C.

 Fotos

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .