Sálvia

    A sálvia (Salvia officinalis L.), também chamada de Salva ou Salva-das-boticas, é um pequeno arbusto da família das labiadas, originário do sul da Europa,com altura, variando de 30 a 80 cm. As folhas são alongadas e arredondas nos cantos, recobertas por pêlos finos e macios. Existem várias espécies e variedades de sálvia identificáveis pelas cores das flores e tonalidade das folhas. Toda a planta da Salvia officinalis L. apresenta um aroma agradável e característico, com sabor quente, picante e um pouco amargo. 

Clima e solo 
    E uma planta de climasubtropical seco. Não tolera frio intensonem excesso de calor. Adapta-se bem às regiões do sul do Brasil. A sálvia prefere solos permeáveis, bem drenados, leves, ricos em matéria orgânica, com presença constante de nitrogênio e uma boa exposição solar. 

Plantio 
    A sálvia se propaga por sementes, estacas cortadas de ramos, alporquia e divisão de touceíras. A época do, plantio pode ser na primavera ou no outono, se o inverno não for rigoroso. Para qualquer método de plantio o espaçamento deverá ser de 60 a 80 cm entre as fileiras e de 40 a 50 cm entre uma planta e outra. 

Colheita 
    Deve iniciar-se no segundo ano após o plantio. A colheita das folhas deve acontecer antes da formação dos botões florais. A secagem das folhas de Sálvia é mais demorada do que a das outras plantas aromáticas, por serem mais consistentes. Cada nove quilos de folhas frescas resultam em dois quilos de folhas desecadas. A cultura deve ser renovada depois de quatro ou cinco anos, antes que o envelhecimento comprometa a qualidade da produção e a produtividade. 

Usos 
    As flores e as folhas de sálvia têm propriedades cicatrizantes, antiespasmódicas, antissépticas, emenagogas (faz vir a menstruação), hipoglicemiantes(abaixa a taxa de glícose), digestivas,diuréticas, hemostáticas (contra as hemorragias), carminativas (contra os gases intestinais) e anti-reumáticas. Além disso, é usada nas inflamações de garganta e c-mo tônico e estimulante, anti-depressivo e contra o esgotamento físico.

Fotos
Pequeno pé de Sálvia,  Existem várias variedades de que podem ser identificadas pelas suas folhas e flores

Imagens: Autor do post 

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .