Romã

    Qualificada como planta para ornamentar parques e jardins, a romãzeira (Punicagranatum L.) é muito mais do que isso. Além de produzir sementes comestíveis e refrescantes, tem propriedades medicinais. O pericarpo (o fruto menos as sementes) é adstringente, contém ácido gálico e grande quantidade de tanino. A, casca da raiz é tenífuga (vermífugo usado para expulsar a tênia); o chá obtido com o cozimento das folhas é empregado na medicina caseira para a lavagem dos olhos; e a casca antidisentérica da romã serve para gargarejos contra feridas da garganta, da boca e hemorragias bucais. Para os antigos egípcios, a romãzeira era o símbolo da ambição, por isso flores e folhas são encontradas nos sarcófagos daquela época. Originária da Pérsia (atual Irã) e regiões vizinhas, a romãzeira é conhecida no mundo inteiro. O arbusto chega a atingir de 2 a 5 m, ereto, muito ramoso, casca avermelhada nos ramos novos, ficando acinzentada nos ramos maiores e no tronco. O fruto é esférico do tamanho de um punho, com casca coriácea (que tem aconsistência parecida com a do couro), amarela ou averrnelhada, manchada de escuro, com muitas sementes angulosas; é polposo e de sabor levemente ácido. No Brasil a romãzeira, apesar de rara, é cultivada nas proximidades de Belém (PA),Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), nas serras nordestinas, na planície litorânea, nas serras e nos planaltos do Sudeste, do Sul e no Centro-Oeste. 

Plantio 
    A romãzeira é reproduzida por enxertia e mergulhia, mas o método mais usado é por semente. As covas são profundas e o espaçarnento mais utilizado varia de 5 x 5 m a 6 x 6 m. O plantio é feito a partir do mês de setembro. 

Adubação 
    Antes do plantio, as covas devem ser adubadas. A adubação mais indicada é o esterco de curral na base de 20 l por cova. Além disso, costuma-se usar também 100 g de fosfato de Araxá, 200 g de farinha de osso e 200 g de cinzas. 

Colheita 
    Neste processo não existe nenhum cuidado especial. As indicações de alguns fruticultores são de que as frutas devem ser colhidas antes do amadurecimento total (de vez) e armazenadas durante alguns dias. A colheita é feita de novembro em diante. A produção começano terceiro ano e continua por mais 15anos, com cerca de 30 frutos por planta. Não é uma cultura comercial. 

Composição nutricional por 100 g 
    67 calorias, 0.8 g de proteínas, 10 mg de cálcio, 34 mg de fósforo, 0,6 mg de ferro, 0,07 mg de vitamina B1,  0,03 mg de vitamina B2 e 8 mg de vitamina C.

Fotos

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .