Jatobá

    O Jatobá (Hymenaea courbaril) da família das leguminosas, é uma árvore originária da América Central e Antilhas e  nativa da região amazônica. A madeira,  de cor vermelho-escuro, é dura, mais resistente que o carvalho, e empregada em  mourões, esteios, portais etc. Sua resina é  empregada na indústria de vernizes (está  é a principal utilidade do jatobá). A resina desprende em quantidade do caule, ramos e até do fruto. A casca é empregada  no combate a doenças das vias respiratórias e do aparelho gênito-urinário. Na medicina popular, é também considerada tônica, balsâmica, vermífuga e usada contra  hemorragia e dores estomacais. A árvore,  de 40 m de altura e tronco de 2 m de diâmetro, é utilizada no sombreamento dos  pastos e formação de cercas-vivas. É  chamada também de jataí. Cresce bem  em terras argilosas e frutifica de agosto a  setembro. Seu fruto é uma vagem de cerca de to cm de comprimento, castanho avermelhada, com valvas espessas e pesadas de 3 a 6 sementes, envolvidas em  polpa amarelo-pálida, adocicada, farinácea e comestível. Uma receita usada para  a polpa de jatobá: retirar a casca de três  de seus frutos, cozinhar até soltar os caroços, juntar açúcar e leite quente e bater  no liquidificador. Servido quente, é saboroso e usado como remédio para tosse e  bronquite.  Jutaicica é o mesmo que resina de jatobá.

Sementeira
    Feita em caixões de terra  preparada com esterco curtido. Transplantam-se as mudas com 8 a 10 cm de  altura para jacazinhos ou cestos cheios de  terra preparada. Para facilitar a retirada  das mudas, distribuem-se as sementes à  distância de 10 cm entre elas. Retiram-se  com o bloco de terra aderente às raízes. A  sementeira também pode ser feita diretamente no campo de cultura. Nesse caso,  basta cobrir as sementes com pouca terra.

Transplante
    As mudas devem permanecer nos jacazinhos até alcançarem 15 a  20 cm de altura. Depois são levadas para  o local definitivo.

Covas
    Medem 30 x 30 x 30 cm e devem ser abertas com dez a quinze dias de  antecedência. A distância entre as covas  pode ser de 2 m ou 2,5 x 2,5 m, enquadrado se o terreno for plano ou em triângulo se for de encosta.  Alinhamento
Deve ser perfeito, para  facilitar a limpeza da cultura até que as  árvores sombreiem.

Composição nutricional por 100 g
    15  calorias, 1 g de proteínas, 31 mg de cálcio, 24 mg de fósforo, 0,8 mg de ferro,  30 mmg de vitamina A, 0,04 mg de vitamina B1, 0,04 mg de vitamina B2 e 33 mg de vitamina C.

Fotos


0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .