Jambo

    O Jambeiro é uma árvore da família das mirtáceas, originária do sudeste asiático e cultivada em quase todo o Brasil.

Espécies
    A mais apreciada é a Eugenia malaccensis Linn., conhecida popularmente como jambeiro vermelho e jambeiro encarnado, E uma árvore de porte alto, copa densa e piramidal, folhas sem pêlos e verde-luzentes. Suas flores são róseo-purpúreas. O jambo é um fruto ramoso, provido de polpa dura, branca e esponjosa. E externamente avermelhado e mede de 6 a 7 cm. Seu sabor se assemelha ao da pêra. Pode ter semente ou não.Outra espécie é o jambeiro rosado (Eugenia jambosa Lim.), árvore ornamental ramosa, de folhagem densa, com folha grandes sem pêlos e verde-luzentes, suas flores são brancas, o fruto é duro com 3 a 5 cm de diâmetro, esbranquiçado ou amarelo, com matizes róseos, A polpa é pouco suculenta, perfumada e azeda, comum a ou duas sementes soltas. A terceira espécie (menos apreciada) é o jambeiro branco (Eugenio aquea). Os frutos são pequenos, brancos e sem sabor. Dos três tipos, só o jambeiro vermelho é produzido em escala comercial.

Clima e solo
Foto de jambo vermelho    Há jambeiros em quase todo o território brasileiro. A planta não suporta muito frio e geadas. O jambeiro vermelho prefere solos permeáveis e profundos. Os jambeiros rosados e brancos se desenvolvem em qualquer tipo de terreno, menos os turfosos.

Propagação
    A multiplicação do jambeiro e feita geralmente por sementes plantadas em canteiros ou em jacazinhos (balainhos).

Espaçamento e coveamento
    A distância entre as plantas varia de 7 a 8 m. As covas devem medir 0.60 x 0,60 x 0,60  m.

Adubação
    De maneira geral, recomenda-se no plantio: esterco de curral (20l): fosfato de Araxá 300 g); e cinzas de madeira (200 g). O jambeiro dispensa adubação anual.

Plantio
    De setembro em diante, tomando-se os cuidados necessários no transplante para o lugar definitivo.

Tratos culturais
    Recomendam-se as capinas manuais ou mecânicas e a podadas árvores em formação, em forma de laça.

Colheita
    As plantas oriundas de sementes começam a frutificar a partir do quarto ano, entrando em produção comercial do sexto ano em diante. O jambeiro produz durante mais de 20 anos, com média de 10 kg de frutos por árvore e a colheita normalmente se dá a partir de novembro.


Composição por 100 g
    50 calorias, 0,8 g de proteínas, 26 mg de cálcio, 13mg de fósforo. 1,4 mg de ferro, 25 mmg de vitamina A, 0,02 mg de vitamina B1, 0,03 mg de vitamina B2, e 22 mg de vita:mina C.

Fotos

Jambo branco (Eugenio aquea)
Jambo

Referências
Programa Um pé de que? Canal futura disponível http://www.umpedeque.com.br/bkp/site_umpedeque/arvore.php?id=698 em acesso atualizado em  30/03/2015.
“Árvores notáveis: 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro” [Org.] ORMINDO, Paulo. [Textos] GUEDES-BRUNI, Rejan Rodrigues... et al.; [ilustrações botânicas] BARRETO, Malena e ORMINDO, Paulo. – Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio, 2008. Il. (307 color) 22 cm, pg. 76

4 comentários :

  1. Qual a posição de plantar o caroço de junbo

    ResponderExcluir
  2. TENHO UMA MUDA DE JAMBO, TENHO UM QUINTAL PEQUENO NO FUNDO DE CASA, GOSTARIA DE SABER SE POSSO PLANTAR ,E SE A RAIZ DELE DESTRÓI CONSTRUÇÃO?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Meu pai tem um pé de jambo na altura de 3 metros, tem 15 anos e nunca deu fruto. Será que dará ainda? Quanto tempo demora para começar a dar fruto? Ou devo cortar pela raiz?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Meu pai tem um pé de jambo na altura de 3 metros, tem 15 anos e nunca deu fruto. Será que dará ainda? Quanto tempo demora para começar a dar fruto? Ou devo cortar pela raiz?

    ResponderExcluir

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .