Jambo

    O Jambeiro é uma árvore da família das mirtáceas, originária do sudeste asiático e cultivada em quase todo o Brasil.

Espécies
    A mais apreciada é a Eugenia malaccensis Linn., conhecida popularmente como jambeiro vermelho e jambeiro encarnado, E uma árvore de porte alto, copa densa e piramidal, folhas sem pêlos e verde-luzentes. Suas flores são róseo-purpúreas. O jambo é um fruto ramoso, provido de polpa dura, branca e esponjosa. E externamente avermelhado e mede de 6 a 7 cm. Seu sabor se assemelha ao da pêra. Pode ter semente ou não.Outra espécie é o jambeiro rosado (Eugenia jambosa Lim.), árvore ornamental ramosa, de folhagem densa, com folha grandes sem pêlos e verde-luzentes, suas flores são brancas, o fruto é duro com 3 a 5 cm de diâmetro, esbranquiçado ou amarelo, com matizes róseos, A polpa é pouco suculenta, perfumada e azeda, comum a ou duas sementes soltas. A terceira espécie (menos apreciada) é o jambeiro branco (Eugenio aquea). Os frutos são pequenos, brancos e sem sabor. Dos três tipos, só o jambeiro vermelho é produzido em escala comercial.

Clima e solo
Foto de jambo vermelho    Há jambeiros em quase todo o território brasileiro. A planta não suporta muito frio e geadas. O jambeiro vermelho prefere solos permeáveis e profundos. Os jambeiros rosados e brancos se desenvolvem em qualquer tipo de terreno, menos os turfosos.

Propagação
    A multiplicação do jambeiro e feita geralmente por sementes plantadas em canteiros ou em jacazinhos (balainhos).

Espaçamento e coveamento
    A distância entre as plantas varia de 7 a 8 m. As covas devem medir 0.60 x 0,60 x 0,60  m.

Adubação
    De maneira geral, recomenda-se no plantio: esterco de curral (20l): fosfato de Araxá 300 g); e cinzas de madeira (200 g). O jambeiro dispensa adubação anual.

Plantio
    De setembro em diante, tomando-se os cuidados necessários no transplante para o lugar definitivo.

Tratos culturais
    Recomendam-se as capinas manuais ou mecânicas e a podadas árvores em formação, em forma de laça.

Colheita
    As plantas oriundas de sementes começam a frutificar a partir do quarto ano, entrando em produção comercial do sexto ano em diante. O jambeiro produz durante mais de 20 anos, com média de 10 kg de frutos por árvore e a colheita normalmente se dá a partir de novembro.


Composição por 100 g
    50 calorias, 0,8 g de proteínas, 26 mg de cálcio, 13mg de fósforo. 1,4 mg de ferro, 25 mmg de vitamina A, 0,02 mg de vitamina B1, 0,03 mg de vitamina B2, e 22 mg de vita:mina C.

Fotos

Jambo branco (Eugenio aquea)
Jambo

Referências
Programa Um pé de que? Canal futura disponível http://www.umpedeque.com.br/bkp/site_umpedeque/arvore.php?id=698 em acesso atualizado em  30/03/2015.
“Árvores notáveis: 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro” [Org.] ORMINDO, Paulo. [Textos] GUEDES-BRUNI, Rejan Rodrigues... et al.; [ilustrações botânicas] BARRETO, Malena e ORMINDO, Paulo. – Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio, 2008. Il. (307 color) 22 cm, pg. 76

10 comentários :

  1. Qual a posição de plantar o caroço de junbo

    ResponderExcluir
  2. TENHO UMA MUDA DE JAMBO, TENHO UM QUINTAL PEQUENO NO FUNDO DE CASA, GOSTARIA DE SABER SE POSSO PLANTAR ,E SE A RAIZ DELE DESTRÓI CONSTRUÇÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode plantar a uma distancia minima de 1.5m, o ideal é de 2m de distancia das construções.

      Excluir
  3. Bom dia! Meu pai tem um pé de jambo na altura de 3 metros, tem 15 anos e nunca deu fruto. Será que dará ainda? Quanto tempo demora para começar a dar fruto? Ou devo cortar pela raiz?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Meu pai tem um pé de jambo na altura de 3 metros, tem 15 anos e nunca deu fruto. Será que dará ainda? Quanto tempo demora para começar a dar fruto? Ou devo cortar pela raiz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. vou transplantar meu pé de jambo.....está com uma altura de 20cm. quanto tempo leva para dar flores e frutificar????

    ResponderExcluir
  6. Tenho um Pé de jambo faz 5 anos já está com mais de 10 metros e não apereceu nenhum fruto, só está crescendo ,porque será ?

    ResponderExcluir
  7. Ola boa tarde.Gostaria de saber de quanto em qunto tempo devo jogar agua no pesinho de jambo, ele tem 5 mês.obrigado

    ResponderExcluir

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .