Guabiroba

    A guabirobeira t (Campomanesia spp.), também chamada guabiroba, gabiroba ou gabirova, é um arbusto da família da jabuticabeira e da goiabeira (as mirtáceas), encontrado em quase todos os estados brasileiros. Entre espécies e variedades, há 33 plantas frutíferas que levam esse nome, inclusive algumas uvaias e o araçá-peludo. Há espécies com apenas 1 m de altura e outras com até 10 m. Uma das mais conhecidas é a guabirobeira-do-pará (Eugenio myrobalana DC.), de folhas grandes, com até 33 cm de comprimento e 9 cm de largura, e flores brancas. Seu fruto, uma baga alongada, com até 2,5 cm de comprimento, é ácido e levemente adstringente (em tupi, a palavra guabiroba significa "de sabor amargo"). Contém uma semente também alongada. Esta espécie tem diversas variedades, entre elas a guabíroba-açu, de frutos grandes, e a guabiroba-mirim, de frutos pequenos.

Plantio 
    Pode ser feito por sementes ou por estaquia, com espaçamento de 4 a 8 m entre as plantas. A frutificação começa no quinto ano depois do plantio.

Composição nutricional por 100 g 
    64 calorias, 1,6 g de proteínas; 38 mg de cálcio; 29 mg de fósforo; 3,2 mg de ferro: 30 mmg de vitamina A; 0,04 mg de vitamina B1; 0,04 mg de vitamina B2 e 33 mg de vitamina C.

Fotos

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .