Grumixama

    A grumixameira (Eugenia brasiliensis Larn.), conhecida como a cerejeira brasileira, é uma árvore da família das mirtáceas, a mesma da jabuticabeira, que pode atingir 20 m de altura. Produz muitos, frutos, além de ser ótima para a ornamentação de alamedas. Fornece madeira branca, ou branco-amarelada, muito quebradiça e fácil de ser trabalhada, tendo largo emprego nas obras mais simples da marcenaria, carpintaria e caixotaria. A lasca e as folhas da grumixarneira são aromáticas e adstringentes, utilizadas como anti-reumáticas e diuréticas. A casca é também usada para curtir couros. O fruto grumixama, ligeiramente ácido, é comido cru e sob a forma de compotas e geleias. De sua fermentação obtém-se uma bebida vinosa. A grumixameira é cultivada como essência florestal de rápido crescimento.

Variedades 
    Conhecem-se três tipos, que se distinguem. pela cor da polpa dos produtos: roxo-escura, vermelha e branca. O sabor é o mesmo.

Clima e solo 
    Adapta-se bem a qualquer tipo de clima e solo, resistindo até a geadas leves.

Propagação 
    As mudas são obtidas de sementes plantadas em canteiros ou em pequenos balaios.

Plantio
    De preferência no início da estação úmida ou na primavera, com espaçamento de 4 a 5 m entre as plantas e as linhas. Os tratos culturais são os mesmos dados à goiabeira.

 Colheita 
     A frutificação vai de novembro a fevereiro ou março. A grumixameira começa a produzir a partir do quinto ano.

Fotos

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .