Cambuci

    O Cambucizeiro (Paivaea langadorffi, Berg.) é uma árvore pequena, de flores brancas, da família das mirtáceas (a mesma da jabuticabeira). Seu fruto, o cambuci, é uma baga esférica, com uma cavidade contendo pequenas sementes. A árvore fornece madeira de boa qualidade para a marcenaria e carpintaria, mas seu tamanho só permite que seja usada para fabricar cabos de ferramentas e de instrumentos agrícolas. A casca da árvore é adstringente e, por isso, utilizada para curtir couro.
     O cambucizeiro é uma árvore de limitada distribuição geográfica. É mais encontrada na vertente da Serra do Mar, e é uma planta nativa da Mata Atlântica, onde é naturalmente encontrada em pequenos resquisios, felizmente a planta é cultivada em pomares domésticos.

Frutificação e Usos
    Os frutos tem casca verde e fina, o periódo de maturação vai de janeiro a abril e quando maduro fica macio e sua coloração amarelada , embora também adstringentes, são comestíveis, excelentes para sorvetes, porém não é consumido in-natura por ser extremamente ácido, possui perfume e sabor bastante característico o que fez com que nos tempos coloniais, fosse comum sua infusão em aguardente de cana, resultanto numa bebida de aroma e paladar agradáveis.

Fotos



0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .