Cajas (Caja-manga, Taperebá ou Caja-mirim e Ciriguela)

    Há  três espécies de Cajá mais conhecidas no Brasil, encontradas em toda a  América Tropical e no sul da Flórida (EUA): Cajá-manga, Taperebá e Cirigüela.
    A mais popular no Brasil é a cajazeira-manga (Spondias dulcis Forst.), também chamada cajarana, uma árvore de, em média, 10 m de altura, com copa aberta, caule ereto e flores brancas pequenas. Originária da Polinésia, a cajarana fornece madeira branca, fácil de ser trabalhada na carpintaria e em xilogravuras. O fruto Cajá-manga dá em cachos, é carnoso, mede 4 a 8 cm e tem uma semente espinhosa envolta por uma polpa ácida, algumas vezes doce, de cor amarelo-alaranjada, refrescante e apropriada para a fabricação de geléias, compotas, refrescos e sorvetes. Atribui-se à casca e às raízes da cajazeira-manga propriedades medicinais, no combate à diarréia, disenteria e hemorragia. As folhas (o alimento prediletodo bicho-da-seda) são usadas interna e externamente (conforme o caso) contra as febres provocadas pela bílis, na prisão de ventre, dores do estômago, complicações decorrentes do parto e enfermidades dos olhos e da laringe. A decocção das flores é usada no combate à diarréia da primeira infância.
Caja-manga (Spondias dulcis Forst.)
Caja-manga
    Ao mesmo gênero pertence (Spondias mombin L)., conhecida na região amazônica como taperebá e no resto do país pelo nome de cajazeira-mirim. E a árvore mais alta do gênero, atinge em média 25 m de altura, e seu fruto é apreciado por animais silvestres. Suas folhas são utilizadas na alimentação de bovinos e suínos. A madeira pode ser moldada, torneada e empregada na fabricação de caixotaria e fósforos. A casca é utilizada em xilogravuras. Seu fruto, o cajá-mirim,tem 3 a 4 cm de comprimento, possui pouca polpa e é comestível ao natural ou sob a forma de refresco, sorvete, geléia e compota. É urna árvore cultivada no sul da Bahia para sombrear e proteger os cacaueiros do vento. Existe uma controvérsia quanto à sua origem: alguns estudiosos acreditam que é originária da América e outros da Africa.
    A terceira espécie mais conhecida é a Spondias purpurae L, originária da América do Sul e Central, comum no Norte e Nordeste do Brasil e conhecida como cirigüela, siriguela ou ciruela. Embora em casos raros atinja até 10 m de altura, a cirigüela é uma árvore normalmente de copa baixa, esparramada e rastejante pelo chão. O fruto é pequeno (mede de 2 a 5 cm) e tem fama de ser o mais gostoso de todos os cajás, por sua baixa acidez. A cirigüela tem casca vermelha e é fácil de ser distinguida das demais espécies pelo seu porte rastejante e pelo fato de seus frutos se formarem ao longo dos troncos ao contrário do cajá-manga e do cajá-mirim, que são terminais (pendem de um cabo). A cirigüela é comestível ao natural, e usada na produção de compotas, geléias e refrigerantes. Dos cajás podem-se obter bebidas alcoólicas - vinhos, licores e aguardente - através da fermentação e infusão. 

Clima e solo 
    As cajazeiras não são muito exigentes quanto ao clima, desenvolvem-se bem na maior parte do Brasil, em climas úmidos e subúmídos, quentes e temperado-quentes, principalmente as espécies manga e mirim. Os solos preferidos são os sílico-argilosos profundos, permeáveis e com alguma umidade. Mas resistem a longos períodos de seca. 

Colheita 
   A cajazeira-manga floresce e frutifica com maior incidência no período de janeiro a junho; a cajazeira-mirim floresce normalmente de agosto a setembro e seus frutos amadurecem de dezembro a fevereiro. Ambas frutificam o ano inteiro, produzindo mais durante a safra normal. Já a cirigüela floresce e frutifica com a  mesma intensidade durante todo o ano. 

Plantio 
    As mudas de cajazeiras são plantadas em covas abertas com 0,60 x0,60 x 0,60 m, à distância de 10 m uma da outra. As covas devem ser adubadas com matéria orgânica, de acordo com a análise do solo. 

Composição nutricional por 100 g 

Cajá-manga: 46 calorias, 0,2 g de proteínas, 56 mg de cálcio, 67 mg de fósforo, 0,3 mg de ferro, 34 mmg de vitamina A, 0,05 mg de vitamina B1 0,02 mg de vitamina B2 e 36mg de vitamina C. 

Cajá-mirim ou taperebá: 70 calorias, 0,8g de proteínas, 26mgde cálcio, 31 mg de fósforo, 2,2 mg de ferro, 23 mmg de vitamina A, 0,08 mg de vitamina B1 0,06 mg de vitamina B2 e 28 mg de vitamina C. 

Cirigüela: 83 calorias, 0,9 g de proteínas, 22 mg de cálcio,40 mg de fósforo, 0,6 mg de ferro, 10mmg de vitamina A, 0,07 mg de vitamina B1 0,03 mg de vitamina B1 e 45 mg de vitamina C.

Fotos
Cajá-manga
Caja-manga
Caja-manga
  Taperebá ou Caja-mirim
Taperebá ou Caja-mirim (Spondias mombin L).
Taperebá ou Caja-mirim
Ciriguela ou Siriguela
Ciriguela ou Siriguela (Spondias purpurae L)

Ciriguela ou Siriguela

Referências:
SACRAMENTO, C.K. do; SOUZA, F.X. de. Cajá (Spondias mombin L.). Jaboticabal: Funep, 2000. 42p. il. ( Funep. Frutas Nativas, 4).
Instruções Técnicas da Embrapa Semi-Árido 73,Fruticultura de Sequeiro Petrolina-PE, julho de 2006. (ISSN 1415-5095).
Caja-mirin, site Um pé de que, canal Futura disponível em http://www.umpedeque.com.br/bkp/site_umpedeque/arvore.php?id=635, acesso em 18/03/2015

10 comentários :

  1. oi gostaria de saber de quanto ta o kilo de caja manga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jandicleide,
      Estamos em uma entressafra (inicio de abril), e não conseguimos encontrar, além disso como é uma fruta bastante perecível existe pouco interesse comercial. Mas é uma fruta deliciosa quem sabe consiga encontrar nas feiras livre ai da sua região. Ficamos devendo essa!!!
      Att. Lider Agronomia

      Excluir
  2. Aode ela e mais produzida no mundo

    ResponderExcluir
  3. Por gentileza, tenho um sítio aqui próximo ao pantanal e tenho uma cajazeira manga que produziu mais de 200 kg de frutos. Esta seria a produtividade esperada por planta com o espaçamento de 10x10...? Com irrigação, ela pode ter mais de uma florada por ano..? O cajá anão, pode produzir o mesmo por área, com o adensamento..?

    Agradeço qualquer informação.

    Att,

    Adauto

    ResponderExcluir
  4. A melhor fruta para um chutney.

    ResponderExcluir
  5. alguém pode me dizer onde tem pomar produzindo?? preciso de Caja manga Verde.

    ResponderExcluir
  6. Não consigo resposta à minha pergunta: quanto tempo (anos) colherei caja-manga, desde o plantio da semente?
    Obrigado a quem me responder.

    ResponderExcluir
  7. Estimado, moro em SP e estou procurando um pe para fazer um cha para curar das dores decorrentes de Herpes Zoster. Saberiam informar como conseguir um exemplar? Muito grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,
      Consegue mudas de 20 cm a 1,5 metro pelo Mercado livre, entregam na sua casa.
      Att. Lider Agronomia

      Excluir

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .