Cajas (Caja-manga, Taperebá ou Caja-mirim e Ciriguela)

    Há  três espécies de Cajá mais conhecidas no Brasil, encontradas em toda a  América Tropical e no sul da Flórida (EUA): Cajá-manga, Taperebá e Cirigüela.
    A mais popular no Brasil é a cajazeira-manga (Spondias dulcis Forst.), também chamada cajarana, uma árvore de, em média, 10 m de altura, com copa aberta, caule ereto e flores brancas pequenas. Originária da Polinésia, a cajarana fornece madeira branca, fácil de ser trabalhada na carpintaria e em xilogravuras. O fruto Cajá-manga dá em cachos, é carnoso, mede 4 a 8 cm e tem uma semente espinhosa envolta por uma polpa ácida, algumas vezes doce, de cor amarelo-alaranjada, refrescante e apropriada para a fabricação de geléias, compotas, refrescos e sorvetes. Atribui-se à casca e às raízes da cajazeira-manga propriedades medicinais, no combate à diarréia, disenteria e hemorragia. As folhas (o alimento prediletodo bicho-da-seda) são usadas interna e externamente (conforme o caso) contra as febres provocadas pela bílis, na prisão de ventre, dores do estômago, complicações decorrentes do parto e enfermidades dos olhos e da laringe. A decocção das flores é usada no combate à diarréia da primeira infância.
Caja-manga (Spondias dulcis Forst.)
Caja-manga
    Ao mesmo gênero pertence (Spondias mombin L)., conhecida na região amazônica como taperebá e no resto do país pelo nome de cajazeira-mirim. E a árvore mais alta do gênero, atinge em média 25 m de altura, e seu fruto é apreciado por animais silvestres. Suas folhas são utilizadas na alimentação de bovinos e suínos. A madeira pode ser moldada, torneada e empregada na fabricação de caixotaria e fósforos. A casca é utilizada em xilogravuras. Seu fruto, o cajá-mirim,tem 3 a 4 cm de comprimento, possui pouca polpa e é comestível ao natural ou sob a forma de refresco, sorvete, geléia e compota. É urna árvore cultivada no sul da Bahia para sombrear e proteger os cacaueiros do vento. Existe uma controvérsia quanto à sua origem: alguns estudiosos acreditam que é originária da América e outros da Africa.
    A terceira espécie mais conhecida é a Spondias purpurae L, originária da América do Sul e Central, comum no Norte e Nordeste do Brasil e conhecida como cirigüela, siriguela ou ciruela. Embora em casos raros atinja até 10 m de altura, a cirigüela é uma árvore normalmente de copa baixa, esparramada e rastejante pelo chão. O fruto é pequeno (mede de 2 a 5 cm) e tem fama de ser o mais gostoso de todos os cajás, por sua baixa acidez. A cirigüela tem casca vermelha e é fácil de ser distinguida das demais espécies pelo seu porte rastejante e pelo fato de seus frutos se formarem ao longo dos troncos ao contrário do cajá-manga e do cajá-mirim, que são terminais (pendem de um cabo). A cirigüela é comestível ao natural, e usada na produção de compotas, geléias e refrigerantes. Dos cajás podem-se obter bebidas alcoólicas - vinhos, licores e aguardente - através da fermentação e infusão. 

Clima e solo 
    As cajazeiras não são muito exigentes quanto ao clima, desenvolvem-se bem na maior parte do Brasil, em climas úmidos e subúmídos, quentes e temperado-quentes, principalmente as espécies manga e mirim. Os solos preferidos são os sílico-argilosos profundos, permeáveis e com alguma umidade. Mas resistem a longos períodos de seca. 

Colheita 
   A cajazeira-manga floresce e frutifica com maior incidência no período de janeiro a junho; a cajazeira-mirim floresce normalmente de agosto a setembro e seus frutos amadurecem de dezembro a fevereiro. Ambas frutificam o ano inteiro, produzindo mais durante a safra normal. Já a cirigüela floresce e frutifica com a  mesma intensidade durante todo o ano. 

Plantio 
    As mudas de cajazeiras são plantadas em covas abertas com 0,60 x0,60 x 0,60 m, à distância de 10 m uma da outra. As covas devem ser adubadas com matéria orgânica, de acordo com a análise do solo. 

Composição nutricional por 100 g 

Cajá-manga: 46 calorias, 0,2 g de proteínas, 56 mg de cálcio, 67 mg de fósforo, 0,3 mg de ferro, 34 mmg de vitamina A, 0,05 mg de vitamina B1 0,02 mg de vitamina B2 e 36mg de vitamina C. 

Cajá-mirim ou taperebá: 70 calorias, 0,8g de proteínas, 26mgde cálcio, 31 mg de fósforo, 2,2 mg de ferro, 23 mmg de vitamina A, 0,08 mg de vitamina B1 0,06 mg de vitamina B2 e 28 mg de vitamina C. 

Cirigüela: 83 calorias, 0,9 g de proteínas, 22 mg de cálcio,40 mg de fósforo, 0,6 mg de ferro, 10mmg de vitamina A, 0,07 mg de vitamina B1 0,03 mg de vitamina B1 e 45 mg de vitamina C.

Fotos
Cajá-manga
Caja-manga
Caja-manga
  Taperebá ou Caja-mirim
Taperebá ou Caja-mirim (Spondias mombin L).
Taperebá ou Caja-mirim
Ciriguela ou Siriguela
Ciriguela ou Siriguela (Spondias purpurae L)

Ciriguela ou Siriguela

Referências:
SACRAMENTO, C.K. do; SOUZA, F.X. de. Cajá (Spondias mombin L.). Jaboticabal: Funep, 2000. 42p. il. ( Funep. Frutas Nativas, 4).
Instruções Técnicas da Embrapa Semi-Árido 73,Fruticultura de Sequeiro Petrolina-PE, julho de 2006. (ISSN 1415-5095).
Caja-mirin, site Um pé de que, canal Futura disponível em http://www.umpedeque.com.br/bkp/site_umpedeque/arvore.php?id=635, acesso em 18/03/2015

7 comentários :

  1. oi gostaria de saber de quanto ta o kilo de caja manga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jandicleide,
      Estamos em uma entressafra (inicio de abril), e não conseguimos encontrar, além disso como é uma fruta bastante perecível existe pouco interesse comercial. Mas é uma fruta deliciosa quem sabe consiga encontrar nas feiras livre ai da sua região. Ficamos devendo essa!!!
      Att. Lider Agronomia

      Excluir
  2. Aode ela e mais produzida no mundo

    ResponderExcluir
  3. Por gentileza, tenho um sítio aqui próximo ao pantanal e tenho uma cajazeira manga que produziu mais de 200 kg de frutos. Esta seria a produtividade esperada por planta com o espaçamento de 10x10...? Com irrigação, ela pode ter mais de uma florada por ano..? O cajá anão, pode produzir o mesmo por área, com o adensamento..?

    Agradeço qualquer informação.

    Att,

    Adauto

    ResponderExcluir
  4. A melhor fruta para um chutney.

    ResponderExcluir
  5. alguém pode me dizer onde tem pomar produzindo?? preciso de Caja manga Verde.

    ResponderExcluir

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .