O Almeirão (Chicorium intybus L.), que cresce espontaneamente na Europa, norte da Africa e grande parte da Asia, é uma hortaliça da mesma família da chicória e da alface (as chicoriáceas), semelhante à chicória, com folhas mais estreitas e alongadas, recobertas de pêlos e de sabor mais amargo, o que justifica o nome que recebe em alguns lugares: chicória amarga. Suas folhas são consumidas habitualmente cruas, em saladas, mas podem também ser cozidas.
Variedades

Clima
Desenvolve-se melhor no outono e no inverno, a temperaturas entre 12 e 24° C.
Plantio
Vai normalmente de março a junho ou pode ser feito o ano todo nas regiões de clima temperado. Antes do plan tio, o canteiro deve receber de 15 a 20 l de esterco de curral, e 200 g de fosfato de rocha. Em vez de esterco de curral pode-se usar igual quantidade de lixo beneficiado, ou um terço da quantidade citada de esterco de galinha. A propagação é feita por meio de sementes lança das no canteiro definitivo, em sulcos distanciados de 20 a 30 cm, à profundidade de 1 cm, e cobertas com uma leve camada de terra peneirada. É necessário 1 g de sementes (cerca de 1000) por m2.
Raleação
E feita quando as plantas atingem de 3 a 5 cm de altura, deixando-se 15 a 20 cm de espaço entre as plantas. As mudas arrancadas podem ser plantadas em outro canteiro. Adubação em cobertura é feita com 5 kg/m2 de esterco líquido, após a raleação.
Tratos culturais
Consistem em regas diárias.
Pragas e doenças
As pragas que mais atacam são as lesmas e os caracóis-de-jardim, a lagarta-rosa, os pulgões e os tripes, os dois últimos causadores de viroses. As doenças são a podridão-basal e a queima-da-saia, provocadas por fungos. Não se devem usar agrotóxicos, que fazem mal para o organismo, principalmente porque o almeirão é consumido cru.
Colheita
A colheita se inicia 50 a 60 dias após a semeadura, quando as folhas estão desenvolvidas. As folhas externas são cortadas rente ao solo e, 30 a 40 dias depois, pode ser feita nova colheita. Os canteiros bem irrigados e adubados, até mesmo na época da retirada das folhas, permitem até 6 colheitas. As folhas inferiores são cortadas à medida que vão alcançando o tamanho desejável para a comercialização, sendo o tipo mais adequado o de folhas alongadas e verdes. As folhas são aladas em maços de cerca de 1 kg.
Composição nutricional por 100 g
20 calorias, 1,7 g de proteínas, 79 mg de cálcio, 23 mg de fósforo, 1,7 mg de ferro, 263 mmg de vitamina A, 0,07 mg de vitamina B1, 0,12 mg de vitamina B2 e 11 mg de vitamina C.
Fotos
0 comentários :
Postar um comentário