Alho-poró

Alho poró, a cultura e o cultivo - O alhó-poró (Alium porrum L.), também conhecido pelos nomes de alho-porro, originário da Europa, é uma planta herbácea da família das amarilidáceas, conhecida desde a antigüidade e muito cultivada na Europa, principalmente na Inglaterra e na França. Bienal, produz talo e folhas no primeiro ano e, no segundo, flores brancas, róseas ou lilases e se-mentes pretas, achatadas, com a superfície enrugada, semelhantes às da cebola, embora menores. É uma hortaliça tenracom folhas compridas e relativamente largas, que se sobrepõem umas às outras. O caule mede de 10 a 20 cm de comprimento e tem a base dilatada, em forma de bulbo, com raízes parecidas com as do alho comum. O solo e o clima brasileiros, principalmente os dos estados sulinos,são muito favoráveis ao cultivo do alho-poró, que vem se tomando importante economicamente por causa da ampla procura das indústrias de sopas desidratadas e de temperos em pó.

Variedades
     As melhores para o cultivo no Brasil são a giantmusselburgh; a gigante americana, de talo grande, excelente sabor e boa rusticidade, adaptando-se a semeaduras tardias, na primavera, e que,segundo estudos feitos em Campinas, é amais produtiva; e a carentan, grande, pre-coce e rústica, com folhagem verde-escura e muito ampla. 

Clima e solo
      O alho-poró é considerado uma hortaliça típica de inverno, com temperaturas médias entre 13 a 24ºC. Prefere solos areno-argilosos, férteis, profundos, com boa capacidade de retenção de umidade, humosos e soltos. O pH deve estar entre 6,0 e 6,8. 

Plantio 
    E feito normalmente de março a maio ou durante o ano todo em regiões de verão ameno. A propagação é feita por meio de sementes, que rapidamente perdem sua vitalidade, devendo ser guardadas em latas bem fechadas e em local fresco, para conservar por mais tempo seu poder germinativo. São lançadas em sementeiras comuns, em sulcos transversais, com espaçamento de 10 cm, usando-se de 5 a 6 g/m2, para 1 ha, é necessário 700 g de sementes (cada grama contém cerca de 400 sementes). O poder germinativo é de 80%. As mudas mais vigorosas são transplantadas de 50 a 65 dias após a semeadura, com três ou quatro folhas e 10 a 15 cm de altura. Nos sulcos ou nas leiras o espaçarnento é de 40 cm entre as linhas e de 15 a 20 cm entre as plantas. 

Adubação e a calagem
    Dependem da análise do solo. Para solos de média fertilidade, aconselha-se aplicar de 8 a 10 dias antes do plantio e por metro linear de sulco, 3 kg de esterco curtido de curral, que podem ser substituídos por 300 g de farinha de torta de mamona previamente fermentada ou por 1 kg de esterco fermentado de galinha. 

Tratos culturais 
    É necessário capinas e escarificações, além de irrigações diárias. A adubação de cobertura é feita 30 dias após o transplantio, aplicando-se 4 kg de esterco líquido por m2, repetindo-se a aplicação por mais duas vezes, com intervalos de 25 a 30 dias. A amontoa, para que o talo fique tenro e branco, é feita cerca de 3 meses depois do plantio. Para evitar a erosão, deve-se efetuar o alinhamento do local definitivo em nível, se a irrigação é feita por aspersão, ou com desnível de 0,25%, se é feita por infiltração. 

Rotação de culturas 
    Devem-se escolher plantas de outras famílias, como o arroz, o tomate e o milho, por exemplo, sendo aconselhável incluir uma leguminosa como adubo verde. 

Pragas e doenças 
    A praga que mais ataca a cultura do alho-poró é o tripes,que se alimenta da seiva e que ocorre principalmente nas épocas quentes e secas. A mela, provocada por fungos, é doença que ocorre nos locais úmidos e sombreados. 

Colheita e rendimento 
    A colheita começa cerca de cinco meses após a semeadura, quando as hastes estão com 2,5 a 4 cm de diâmetro. Depois de lavadas as plantas, são retiradas as partes secas e cortadas as raízes, fazendo-se maços com uma dúzia. O rendimento é de cerca de 20 a 22 t/ha. 

Composição nutricional por 100 g 
    57 calorias, 1,8 g de proteínas, 56 mg de cálcio, 48mg de fósforo, 1,3 mg de ferro, 3 mmg de vitamina A, 0,09 mg de vitamina B1, 0,06 mg de vitamina B2 e 16 mg de vitamina C.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .