Alface - A cultura e o cultivo

    A Alface ( Lactuca sativa L.) planta anual da família das compostas, originária da Asia e cultivada desde a antigüidade. É considerada hortaliça de inverno, mas não resiste a temperaturas muito baixas. 

Variedades 
    As mais cultivadas são as do grupo manteiga: brasil 202, brasil 221,brasil 303, brasil 304, áurea, floresta e a recém-introduzida regina. No grupo repolhuda americana estão: mesa 659, salinase great lakes. As variedades mais cultivadas do grupo folha são: grand rapids e saladbowl. (Ver foto das variedades no final deste artigo)

Solo 
    Prefere solos leves, bem arejados, com bom teor de matéria orgânica, bem drenados e com pH de 6,0 a 6,8.

Época de plantio 
    Outono e inverno. Há também variedades de verão.

Semeadura
    Nas hortas caseiras, as sementeiras são previamente preparadas,com sulcos de 1cm de profundidade (distanciados 10 cm), desinfetadas, e semeiam-se de 2 a 5 g/m2. Os sulcos são então cobertos com areia e irrigados. Quando as plantas estiverem com 4 a 5 folhas, e 8 a 10 cm de altura, cerca de 25 dias após o plantio, é feito o transplante para o canteiro definitivo. Os grandes produtores fazem a semeadura direta.

Preparo de canteiros 
    Devem ter 1 m de largura, 20 cm de altura e até 100 m de comprimento. A cabeceira e a parte mais baixa da área a ser cultivada são estaqueadas de metro em metro. Estendem-se fios (cordas, arames, etc.) das estacas da cabeceira até a parte inferior da área. As ruas são abertas e a superfície dos canteiros acertadas.

Espaçamento
    No plantio de verão, é de 20 x 20 cm ou de 20 x 25 cm; no de inverno. de 30 x 30 cm. Com espaçamentos maiores, pode-se plantar cenoura nas entrelinhas; é uma boa consorciação, que aumenta o rendimento por área plantada.

Adubação 
    Para o plantio, colocar esterco bem curtido, de curral ou de galinha, 10 a 15 dias antes da semeação ou do transplante de mudas. Usar também 30 t de composto orgânico por hectare.

Irrigação 
    De duas a três vezes por semana.

Capinas 
    Os canteiros devem ser mantidos limpos, até dois meses depois do transplante.

Pragas e doenças
    As principais pragas da alface são a lagarta-rosa, a paquinha, grilo, lesma e caramujo. A principal doença é a virose-mosaico.

Colheita 
    Geralmente feita 45 a 55 dias após o transplante, dependendo da variedade, clima, local e época de plantio. Feita quando as plantas estiverem com as cabeças bem desenvolvidas. Na Ceagesp,em São Paulo, o preparo da alface tem dois picos: de janeiro a março e em junho. No mês de setembro aparece maior quantidade do produto no mercado e, por isso, a época em que seus preços são os menores, cotinuando abaixo da média até dezembro.

Rotação
    Após a colheita, plantar uma leguminosa como adubo-verde. Ou então uma hortaliça de outra família, como cenoura, pimentão, berinjela, vagem e repolho.

Usos medicinais 
    Tida como remédio contra insônia e laxativo, em forma de chá. Para contusões, inchaços e irritações da pele, suas folhas, fervidas por 5 minutos e depois untadas com azeite de oliva, podem ser usadas como cataplasma.

Composição nutricional por 100 g
    15 calorias, 1,3g de proteínas, 43 mg de cálcio, 34 mg de fósforo, 1,3 mg de ferro, 87 mmg de vitamina A, 0,08 mg de vitamina B1,  0,08 devitamina B2 e 12 mg de vitamina C.

Fotos
Fonte da imagem das variedades: Agristar, sementes TOPSEED (clique para ampliar)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .