Abiu

    O abieiro (Pouteria caimito Radlk), apesar de produzir frutos saborosos, não tem grande potencial econômico. Arvore de tamanho médio, produz látex de qualidade inferior e madeira para pequenas obras de carpintaria. O abiu é natural do Peru, das regiões quentes ao pé da Cordilheira dos Andes, desenvolvendo-se pelo Amazonas e Pará. A casca fina, lisa, amarela e brilhante dos frutos arrendondados, de 5 a 10 cm de diâmetro, com duas ou três sementes grandes e oblongas, envolve uma polpa firme, de aroma suave e doce, rica em proteínas e matérias graxas. Quando o fruto está bem maduro, a polpa é saborosíssima e se dissolve na boca. Mas, mesmo assim, há quem não goste do fruto por causa do látex que resseca em contato com o ar e gruda nos lábios. Para evitar que isso aconteça, a forma indicada para comer abiu é cortar o fruto em partes longitudinais e morder a polpa sem que os lábios tenham contato com a parte agregada à casca. 

Clima e solo 
    O abieiro prefere climas quentes e úmidos, mas cresce e frutifica em quase todo o Brasil. Vegeta bem em solos sílico-argilosos de terra firme, férteis e profundos e de boa perrneabilidade. E também em várzeas altas e bem drenadas. As variedades são classificadas de acordo com o tamanho e formato do fruto. As grandes dão frutos com peso superior a 600 g; as médias, de 300 a 600 g; e as pequenas com peso inferior a 300 g. Há variedades de frutos ovais e outras com frutos redondos. 

Propagação 
    O abieiro propaga-se por meio de sementes e enxertia. 

Preparo das mudas 
    Sementeira: o canteiro deve ser preparado com misturade terra vegetal, esterco de curral bem curtido, areia e cinza, na proporção de 4:3: I: I. 
    Semeadura: os sulcos devem ter 5 cm de distanciamento e 2 cm de profundidade. 

Irrigação
    Regar periodicamente. 

Germinação 
    As mudas aparecem dezoito dias após a semeadura.

Repicagem 
    Selecionar as mudas quando atingirem 10 cm de altura, levando as mais vigorosas para sacos plásticos ou laminados preparados com a mistura da sementeira. 

Transplante
    As plantas mais robustas e que alcançarem 40 a 50 cm de altura devem ser transferidas para o local definitivo. 

Preparo da cova 
    Fazer a marcação do terreno com régua de plantar. As covas devem ter 50 cm em todas as dimensões.Adubá-las com 10 kg de esterco de curralou composto bem curtido, 400 g de fosfato de Araxá, 500 g de calcário e 300 g de cinzas de madeira misturados com terra raspada da superfície do solo. 

Plantio 
    Três semanas após o preparo das covas, retirar as mudas do balainho ou saco plástico e plantá-las com cuidado,evitando o enterrio profundo. Colocar cobertura morta em volta da planta para conservar a umidade e controlar as invassoras. 

Época de plantio 
    O abieiro desenvolve-se melhor se for plantado na época das chuvas. 

Espaçamento 
    Plantar nos vértices detriângulos com 8 m de lado, para que haja mais plantas por hectare e a limpeza sejamais fácil. Mudas por hectare - Utilizando-se o sistema de triângulo equilátero no espaçamento recomendado, podem-se plantar179 mudas por hectare. 

Tratos culturais 
   Coroamento: capinarem tomo da planta para eliminar as invasoras, evitando formar bacias com a retirada do solo. Roçagem: a área deve ser roçada, cortando-se as invasoras sem arrancar-lhes as raízes, importantes no controle da erosão e no fornecimento de matéria orgânica ao solo. Cobertura morta: deve ser feita durante a estiagem, utilizando-se capim seco. A cobertura morta conserva a umidade do solo e evita o crescimento das invasoras. Poda de formação: os galhos até 1,50 m do solo devem ser eliminados, o que facilitará a limpeza e outros tratos culturais. Poda da limpeza: arrancar os galhos secos, doentes, parasitados e improdutivos, que devem ser queimados ou enterrados. 

Adubação 
    Deve ser feita de acordo com a análise do solo. De seis em seis meses, aplicar em cada planta 2 kg de es-terco de galinha, 5 kg de composto ou 5kg de esterco curtido. 

Pragas e doenças 
    O abieiro pode ser atacado pela mosca-das-frutas, lagarta-das-folhas, abelha-cachorro e também pela broca-do-tronco. O controle dessas pragas deve ser feito por meio do enterriodos frutos atacados e da poda dos galhos. Quanto às doenças, o abieiro é suscetível à mancha-parda das folhas, cujo controle pode ser feito com aplicações de calda bordalesa. 

Floração e frutificação 
    O abieiro começa a florar e frutificar a partir do segundo ano. A produção inicia-se no quinto ano e alcança o máximo no oitavo ano de plantio. 

Colheita 
    No Pará, a colheita do abiu é feita de abril a julho. Os frutos são coletados manualmente. Escolhem-se os de casca amarelada, que podem ser armazenados durante uma semana. Rendimento - Plantando-se 179 mudas por hectare, chega-se a obter cerca de 90 000 frutos por há/ano. 

Composição nutricional por 100 g 
    95 calorias, 2,1g de proteínas, 96 mg de cálcio, 45 mg de fósforo, 1,8 mg de ferro, 46 mmg de vitamina A, 0,02 mg de vitamina B1 0,02 mg de vitamina B2 e 49 mg de vitamina C.

Fotos

9 comentários :

  1. Adoro esta fruta. Na minha infância tínhamos um pé no fundo do quintal. Agora em minha casa(Sul de Minas) fiz questão de plantar um exemplar que têm nos dado muita alegria e é claro, frutos em abundância. No final do mês de fevereiro/2016, inicio do mês de março, devemos ter colhido por volta de 300 a 400 frutos nesta primeira safra do ano, e as flores para a segunda safra já estão por toda a árvore. Já tenho plantados mais dois pés de Abiu Ticuna, plantados de semente, atualmente passando pela sua segunda florada. A primeira em outubro do ano passado sem vingar frutos, e esta agora estamos ansiosos por frutos. Nos ajudem com pensamento positivo!Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!
      Ficamos felizes em ouvir histórias como a sua, estamos aqui torcendo para que os frutos desta segunda florada vinguem! Pensamento positivo!! Mande fotos e comente aqui futuramente para sabermos o que aconteceu.
      Att. Lider Agronomia

      Excluir
    2. Marcos, O abril que deu frutos em abundância, foi enxertado? Se foi, você fez isso com quanto tempo, depois do plantio??

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O abiu fez parte também da minha infância, minha vizinha tem uma árvore Antiga de aproximadamente uns 30 anos ou bem mais, onde colhiamos flutos de ate 500g, nunca vi desse tamanho e lugar nenhum. Plantei há uns 5 anos duas sementes na casa de minha mãe que demoraram muito para desenvolverem, por estarem debaixo de um pé de jambo e esquecidos. Esse ano encontrei em um sitio em Itaboraí uma muda linda de aproximadamente 1.50m de abiu amarelo vendendo, comprei e plantei na casa que comprei recentemente, mas como não tenho certeza da espécie, pra não arriscar peguei uma das mudas que estava na casa de minha mãe e plantei próxima a que comprei, essa muda que comprei esta mais desenvolvida apesar de aparentar ser mais nova, porem esse mês já percebi o aparecimento de flores, pow estou muito acioso e na esperança de colher uns flutos esse ano ainda, vai que da certo kkkkk. Amo essa fluta.

    ResponderExcluir
  4. O abiu fez parte também da minha infância, minha vizinha tem uma árvore Antiga de aproximadamente uns 30 anos ou bem mais, onde colhiamos flutos de ate 500g, nunca vi desse tamanho e lugar nenhum. Plantei há uns 5 anos duas sementes na casa de minha mãe que demoraram muito para desenvolverem, por estarem debaixo de um pé de jambo e esquecidos. Esse ano encontrei em um sitio em Itaboraí uma muda linda de aproximadamente 1.50m de abiu amarelo vendendo, comprei e plantei na casa que comprei recentemente, mas como não tenho certeza da espécie, pra não arriscar peguei uma das mudas que estava na casa de minha mãe e plantei próxima a que comprei, essa muda que comprei esta mais desenvolvida apesar de aparentar ser mais nova, porem esse mês já percebi o aparecimento de flores, pow estou muito acioso e na esperança de colher uns flutos esse ano ainda, vai que da certo kkkkk. Amo essa fluta.

    ResponderExcluir
  5. O abiu fez parte também da minha infância, minha vizinha tem um árvore Antiga de aproximadamente uns 30 anos ou bem mais, onde colhiamos fluto de ate 500g nunca vi desse tamanho e lugar nenhum. Plantei há uns 5 anos duas sementes na casa de minha mãe que demoraram muito para desenvolverem por estarem debaixo de um pé de jambo esquecidos. Esse ano encontrei em um sitio em Itaboraí uma muda linda de aproximadamente 1.59m de a viu amarelo vendendo e comprei e plantei na casa que comprei recentemente, mas como não tenho certeza da espécie, pra não arriscar peguei uma das mudas que estava na casa de minha mãe e plantei próxima a que comprei, essa muda que comprei esta mais desenvolvida apesar de aparentar ser mais nova, porem esse mês já percebi o aparecimento de flores, pow estou muito acioso e na esperança de colher uns flutos esse ano ainda, vai que da certo kkkkk. Amo essa fluta.

    ResponderExcluir
  6. WITH 1 PHYTO-SANITARY CERTIFICATE, BE ISSUED BY "QUARANTINE AUTHORITY,
    BRAZIL GOVERNMENT", ANY CHANCE TO SELL TO MR. CHIN-CHERNG LAN, FROM
    TAIWAN FOR 5 KILOGRAM NET, VIABLE SEEDS OF "POUTERIA CAIMITO",
    VARIETY: TICUNA ?
    REGARDS MR. CHIN-CHERNG LAN, FROM "TAIWAN", E MAIL: sungodtw@gmail.com
    fax: 886-2-26478096====2016/ 10/ 21====

    ResponderExcluir
  7. Também conheci essa fruta na infância quando morei no Rio e a minha vizinha tinha um pé. Hoje aqui em Recife não sei como faço para adquirir, pois não consumimos essa fruta aqui. Se puder me ajudar, ficarei grata.

    ResponderExcluir

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .