Kiwi

O Kiwi ou Quivi (Actinidia chinensis Planch.) é uma trepadeira originária da China onde, até o ano de 1900, crescia apenas em condições selvagens, em colinas e montanhas. Produz frutos comestíveis do tamanho de um ovo de galinha e de até 100 g. Eles podem ser esféricos, ovóides ou alongados, externamente de cor marrom e cobertos de pêlos. Internamente, a cor do fruto varia do verde ao amarelo, sendo avermelhado ao redor das sementes em algumas variedades. A cultura do kiwi tem-se intensificado nos últimos 12 anos, principalmente na Nova Zelândia, Estados Unidos, Europa e Japão. E conhecido na China como nihoutao e yangtao. Na Nova Zelândia era chamado incialmente de "chinese gooseberry" (groselha da China), e mais tarde kiwi fruit ou simplesmente kiwi, é a fruta da moda na Europa. Em 1986 a exportação de kiwi rendeu para a Nova Zelândia cerca de 100 milhões de dólares. Típica de clima temperado, pode ser plantada, no Brasil, do sul do Estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul. A planta vem sendo pesquisada no Centro Nacional de Pesquisa de Fruteiras Temperadas (CNPFT) de Pelotas (RS).
Kiwi ou Quivi, Actinidia chinensis Planch

Variedades
São diversas: a abbot, de floração e frutificação precoce, e fruto oval de tamanho médio; bruno, de fruto alongado e pêlos curtos; hayward, de floração e frutificação tardia, fruto grande ovalado, pêlos sedosos, compridos e de coloração marrom-esverdeada. Esta variedade é mais saborosa e superior, possibilita melhor conservação que as outras, mas é a menos produtiva. Outra variedade, a monty, é a mais tardia na floração e na frutificação, e seu fruto tem formato oval e achatado na base. Existem ainda as variedades setosa, com a superfície do fruto coberta de espinhos; hispida, de pêlo duro; e chinensis, de pêlo macio.

Clima e solo
Em seu país de origem, o kiwi cresce em altitudes entre 300 e 1400 m. Prefere temperaturas iguais ou inferiores a 15°C. O ideal é ter chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano. A irrigação só é aconselhável em períodos de seca prolongada. Desenvolve-se em qualquer solo de boa e média fertilidade e em regiões onde não existem ventos fortes e que tenham pouca luminosidade. Portanto, quebra-ventos e sombra são úteis ao seu desenvolvimento.

Plantio
É feito por enxertos ou sementes. Nas plantas enxertadas, o florescimento e a frutificação ocorrem de três a quatro anos após o plantio; e só bem mais tarde nas produzidas por sementes. Para a boa produção de frutos é importante a polinização. O kiwi é uma planta dióica, isto é, existem nessa espécie plantas com flores femininas e outras com flores masculinas. Portanto, é necessário que haja uma boa distribuição de plantas de sexos opostos. Cada grupo de 6 a 8 plantas femininas requer o plantio de uma planta masculina, sendo que esta deverá ser plantada de forma que possibilite uma perfeita distribuição de pólen. Deve ser observada a distância de7 a 8 m entre as plantas e cerca de 3 m entre as linhas. Por ser uma trepadeira, a planta necessita de tutoramento, como a videira e o maracujá. Pode ser aplicado o sistema de cerca de arame: com postes de 2 a 2,20 m ligados por meio de um arame a 90 cm de chão e outro a 60 cm do primeiro. Outro sistema é o "Munson", formado por postes com altura de 2 m, espaçados de 7 a 8 m. No topo decada poste coloca-se uma cruzeta de madeira com cerca de 70 cm de comprimento. Passam-se três arames (um em cada ponta da cruzeta e outro 15 em abaixo desta no poste).
O fio do meio sustentará o esqueleto principal da planta e os dois laterais superiores sustentarão os ramos.
    Em plantações de grande escala, recomenda-se o plantio da raiz nua, durante o período hibernal (julho/agosto), quando a planta está em pleno descanso. Em outras condições o plantio é feito em qualquer época do ano. A planta deve estar sempre bem arejada, eliminando-se o excesso de vegetação cruzada e superposta.

Colheita
Feita com os frutos ainda firmes. Eles podem esperar a maturação de 6 a 8 semanas em ambiente ventilado, ou de 4 a 6 meses em frigorífico a 1 ou 2 graus positivos. Em plantações bem cuidadas, a produção pode atingir até 25 t/ha.

Composição por 100 g
Fruto fresco: 0,5 a 1,5 g de proteínas, 25 a 60 mg de cálcio, 25 a 50 mg de cloro, 14 a 27 mg de magnésio, 140 a 190 mg de nitrogênio, 20 a 40 mg de fósforo, 230 a 380 mg de potássio, 3 a 40 g de sódio, 25 mg de enxofre e 80 a 300 mg de vitamina C.

Fotos
Pé de Kiwi

Pé de Kiwi

Referências
SILVEIRA, S. V. da; ANZANELLO, R.; SIMONETTO, P. R.; GAVA, R.; GARRIDO, L. da R.; SANTOS, R. S. S. dos; GIRARDI, C. L.. Aspectos técnicos da produção de quivi. Embrapa Uva e Vinho, Documentos 79. 2012

GRELLMANN, E. O. Cultura do quivizeiro. Porto Alegre: SENAR-RS, 2005. 37 p.

SOUZA, P. V. D.; MARODIN, G. A. B.; BARRADAS, C. I. N. Cultura do quivi. Porto Alegre: Cinco Continentes, 1996. 104 p.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .