Carnaúba

    A Carnaubeira ( Copernicia cerifera M.) é uma palmeira originária do nordeste brasileiro, única região do mundo que produz a sua cera, que já teve grande importancia na fabricação de velas para iluminação (antes do advento dos derivados de petróleo e da energia elétrica) e de Cilindros e discos fonográficos. Quase toda a produção era exportada, especialmente para os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha e França. Hoje, em razão do surgimento e expansão das ceras sintéticas, a produção de carnaúba é voltada muito mais para o mercado interno, que é sujeito a oscilações de preços. A carnaubeira vive cerca de 200 anos e pode atingir até 40 m de altura, mas em geral mal chega à metade disso. A maior parte delas tem 10 a 12 m de altura.

Usos
    A cera de carnaúba é a mais dura das ceras vegetais, e seu ponto de fusão é muito alto (85°C), o que a toma um produto de aplicação industrial diversificada. Pode ser usada na fabricação de graxas para polimento (como a de calçados), papéis impermeáveis, discos, corretivo de outras ceras (por resistir à insolação e aos raios ultravioleta), cera para assoalho, vernizes resistentes à lavagem, na composição de unguentos e emplastros e ainda como substituta do breu em vários aparelhos, além de ser isolante elétrico. A cera torrada serve para fabricar velas. O caule fornece madeira para construção e a folha (depois de extraída a cera) é aproveitada para fabricar cordas, bolsas, sacolas, chapéus, a1pargatas e cobertura para habitações, podendo também ser utilizada como forragem para o gado. A raiz é medicinal. O fruto a camaúba  que dá às centenas, em cachos, quando maduro, tem polpa adocicada que é consumida in natura, podendo também ser usada para fazer doces; é ainda muito apreciada pelo gado bovino. Do caroço do fruto extrai-se 8% de óleo, mas ele serve também para outros usos: torrado e moído pode substituir o café.

Variedades
    Há três variedades conhecidas popularmente: branca, vermelha e preta.

Clima e solo
    Cresce em climas tropicais quentes, de seca média ou acentuada, com chuvas de verão. Prefere solos hidro-mórficos, que ocorrem na formação de barreiras e aluviões fluviais.

Cultivo
    O cultivo da camaúba é considerado pouco atrativo economicamente, por causa do lento desenvolvimento da planta. As primeiras colheitas são feitas somente sete ou oito anos depois do plantio, e as despesas com o replantio do segundo ano e a limpeza, obrigam o produtor a empatar capital sem retomo imediato. A mão-de-obra, escassa, acarreta grandes despesas, já que a extração é feita no período de colheita ou do plantio do algodão. Segundo especialistas, a extração de 1 kg de cera exige cerca de nove horas de trabalho.

Consorciação
   O plantio da Carnaúba em consórcio com o algodão, o milho e a mandioca, os quais proporcionam renda anual, compensa a espera das primeiras colheitas.

Extração da cera
    As folhas são revestidas por uma camada de cera com aspecto de pó, em maior quantidade e com melhor qualidade nas folhas novas. Para sua extração, são feitos dois cortes anuais, em agosto-setembro e novembro-dezembro. Quando as chuvas demoram, é possível um terceiro corte em fevereiro-março, com rendimento mínimo. A extração é feita de maneira primitiva, e consiste em cortar, transportar, secar, rasgar e bater as folhas para retirar o pó. Nesse processo há perda de até 30% do cerídio, além da impregnação do produto por impurezas. Extraído o pó, ele é levado ao fogo à temperatura máxima de 90°C, coado e levado a moldes para secar. O pó pode ser fundido em água quente (dando a "cera cozida") ou a seco (dando a "cera torrada").

Rendimento
    Os melhores carnaubais podem render 1 kg de cera em cada 133 folhas, mas há outros que exigem o dobro disso. A média é de 200 folhas para 1 kg de cera. O trabalho é realizado manualmente, ao ar livre, com perda de cera, inclusive pela ação do vento. A batedura mecanizada reduz as perdas e com a mecanização de outras operações pode-se diminuí-las mais ainda.

Fotos


0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .