Salsa

    A salsa ou salsinha (Petroselinum sativum L.), é uma planta herbácea da famíliadas umbelíferas, originária do sul da Europa, Oriente Médio e norte da África. A salsa pode atingir até 80 cm de altura e é bianual(desenvolve-se vegetativamente no primeiro ano e gera flores esbranquiçadas no segundo). Tem folhas triangulares e franjadas. 

Clima e solo 
    Subtropical, com temperaturas entre 8 e 22°C. Prefere solos areno-argilosos e orgânicos bem drenados, com pH entre 6,0 e 6,5. No entanto, por ser uma planta rústica, vegeta bem em vários tipos de terreno.     

Plantio 
    Por meio de sementes, é feito durante todo o ano, de preferência entre abril ejunho. A semeadura é feita no local definitivo, em sulcos distanciados em 30 cm e com 1 centímetro de profundidade, sendo necessários de 1 a 2 gramas de sementes por metro quadrado de canteiro (cada grama contém cerca de 700 sementes). Quando as plantas estiverem com mais ou menos 5 cm de altura, é feita a raleação, deixando no local as mais vigorosas, num espaçarnento de 10 a 15 cm. 

Colheita 
     Inicia-se geralmente 60 dias após a semeadura, cortando-se as hastes com folhas mais desenvolvidas ou se arrancando as plantas com raízes. O rendimento depende do número de sementes plantadas e de seu poder germinativo. As folhas e as raízes são normalmente consumidas frescas, mas também podem ser dessecadas. As sementes são colhidas quando maduras, antes que caiam ao chão, e são dessecadas ao sol. 

Usos 
    As folhas frescas da salsa são muito utilizadas como condimento no preparo de carnes, molhos, sopas (raízes) e outros alimentos. No mercado, é comum encontrá-la junto com a cebolinha-verde, em maços co-nhecidos como "cheiro-verde". A Salsa tem propriedades diuréticas, anti-hemorrégicas,antianêmicas, antigalactagogas (suprime a secreção de leite), antiescorbúticas, anti-reumáticas, carminativas (combate os gases intestinais) e é utilizada no tratamento de problemas pulmonares e de pele, de Acne, edemas, abscessos, picadas de insetos (folhas aplicadas diretamente na pele), além de combater inflamações nos olhos, menstruações dolorosas (as sementes) e problemas digestivos. As sementes contêm uma substância chamada apiol que as torna tóxicas quando consumidas em grande quantidade. A salsa é venenosa para os papagaios. 

Composição nutricional  por 100g
     43 calorias, 3,2 g de proteínas, 195 mg de cálcio, 52 mg de fósforo, 3,1 mg de ferro, 607 mmg de vitamina A, 0,12 mg de vitamina B1, 0,24 mg de vitamina B2 e 146 mg de vitamina C.

Fotos

Imagens: Autor do post

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .